sexta-feira, 10 de junho de 2011

Ferrari 250 GTO: "mais uma lenda"

1962, um ano que nunca sera esquecido para a Scuderia Ferrari. Ha alguns anos, na Ferrari ja havia a carência de um novo modelo para competir em corridas como Le Mans e Gran Turismo, pois a 250 Monza e a 250 Testa Rosa, ja estavam tendo dificuldades para alcançar seus oponentes. É os tempos estavam passando e a Ferrari devia se atualizar. Giotto Bizarrini então é chamado pela Scuderia para tomar frente da "modernização" da empresa diante as competições de Gran Turismo, e ele com sua equipe faz nascer um modelo que sempre sera uma lenda viva, não importa como e onde.
Do motor v12 do 500TR, Bizarrini cria nada mais nada menos que a FERRARI 250 GTO. Desta vez (imprensionantemente) Pininfarina não deu seus toques no projeto, como vinha fazendo com outros da familia 250. Bizarrini e sua equipe apronta no ano de 1961 o primeiro protótipo da GTO, sendo construida com peças de outras Ferraris. Então os testes começam a serem feitos no antigo circuito de Monza ( que ainda tinha a "parabolica matadora" ) com o piloto Willy Mairesse. Na primeira avaliação da FIA a GTO não passou, tendo que haver alguns ajustes, mas com o pretesto de esta ser uma 250 GT modificada, a Ferrari se livrou de ter de construir as 100 unidades do modelo para homologação. Alias GTO significa GRAN TURISMO OMOLOGATO ou em bom português, Gran Turismo Homologado ( o 250 é relativo as pol. do motor ).
250 GTO oferecia cambio de 5 marchas, 6 carburadores e aerodinamica apurada em tunel de vento

Mesmo assim a FIA foi impeduossa, obrigando a Ferrari desenvolver o chassi tubular de aço que vinha em evolução desde a 250 Monza, mesmo sendo com poucos retoques. No final do projeto Bizarrini é demitido, e em seu lugar asume o jovem Mauro Forghieri que apresenta o modelo pronto em Fevereiro de 1962.
O carro fica então com um desenho arredondado e muito harmonioso. Os farois ficavam dentro de proteções que acompanhavam a carroceria em suas linhas, porem o aerofolio não havia ainda, venho somente apos com o modelo de rua. As três entradas na ponta do capô ajudavam a melhorar a diminuir o arrasto, e o coeficiente de aerodinamica ficava em 0,44, o que na época era ótimo.

O v12 atingia 290 cv a 7.400rpm, os 6 carburadores Weber 38 DCN faziam um trabalho espetacular, alem de que a taxa de compressão era de 9,8:1. Os freios eram a disco nas 4 rodas de 15 pol., a caixa de cinco marchas era nova ainda na Scuderia, porem usava o mesmo diferencial da Testa Rosa. Assim a GTO acelerava de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos, e na famosa reta de Mulsanne de Le Mans, ela atingiu 275 km/h.
Estava ai uma Ferrari capaz de "patrolar" qualquer oponente da época.
Então ai venhos as vitorias: Godward TT, 1000 km de Monthlery, Nassau TT e Brands Hatch Peco. Mas o mais impressionante é que isso foi só no ano de 1962! Em 1963 foi melhor ainda que 62, as vitorias foram em : Kyalami, Godwood Tourist Trophy, alem de uma épica dobradinha em Tour de France com os 1° e 2° lugares. Em 64 a vitoria em Tour de France viria novamente.

250 Gto em sua configuração de segunda carroceria adotada em 1964

Neste ano a Ferrari adotou a segunda carroceria e venceu nas: 12 de Sebring, 2000km de Daytona, e 1000km de Nürbiring. Em 1965 a primeira carroceria volta a correr, e vence os 500 km de Spa Francochamps.

250 Gto/ 1° carroceria, em Spa "65"
Grandes pilotos passaram pelocockpit da Gto, entre eles o campeão de F1 Phill Hill. No anno de 64 a Scuderia amplia a linha 250 com o modelo LM, ode é apresentado o motor 3,3, que gerava mais de 300 hp's, e seria quem "substituiria" a 250 GTO.
Assim a serie 250 encerrou sua historia, ja que o motor da 250 LM não era um 250pol, mas sim 275pol. Então as 250 deram lugar as proximas Ferraris da Decada de 60 como a 330 2+2 e outras, mas mesmo assim a GTO não perdeu seu brilho, alias muito alem, os 35 modelos que vieram ao mundo deste épico modelo se tornaram mais famosos ainda com o fim da produção, e cravaram lindamente sua marca na historia geral do automovel.


Assinado: Renan Mendes

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