Os dias de hoje a gente mais ve na teve Neimar, Santos, Corinthians, futebol praticamente, porem o automobilismo ja foi o maior foco da imprensa brasileira em relação aos desportos.
Por meados de 1903, no Hipodromo da Moóca em SP, ouve talves a primeira corrida de automoveis em solo brasileiro, entre tres automoveis de cavaleiros da epoca, sendo o vencedor o Sr. José Paulino. Na época haviam corridas extras-oficiais, organizadas pelos proprios pilotose seus automoveis muitas vezes de rua. Passado 3 anos, estes tipos de competições na Argentina, Uruguai e Brasil tiveram um salto crescente, tanto que em 1906 foi organizado a primeira corrida oficial no Brasil, pelo Automóvil Club Argentino, e a primeria corrida organizada por um automovel clube brasileiro se deu no dia 26/ 07/ 1908, em Itaperica da Serra - SP, tendo com vencedor Sylvio Àlvares Penteado e seu Fiat 40 cv aclamado como heroí por mais de 10 mil pessoas.Conde Sylvio Álvares Penteado |
Oito anos se passaram até que uma prova teve novamente um relaçe, essa foi entre São Paulo e Ribeirão Preto.
Até então não se contava com circuitos fechados no Brasil, e nem pré determinados, e sim especies de ralis promovidos entre duas ou mais cidades, ou senão entre ruas de bairros pacatos. O final dos anos 20 foi a epoca em que o automobilismo no país começou a nascer de verdade, começando com o Rio Grande do Sul.
RIO GRANDE DO SUL NO CENARIO NACIONAL
Em 1920, no Uruguai eram promovidas corridas de longa distancia entre cidades, com automoveis usados em rua, isto contribuiu em muito para que este tipo de categoria fosse transferida para Porto Alegre nos proximos anos, tanto assim foi que em 11-04-1926, se realizou a primeira corrida gaucha, entre Pelotas/ São Lourenço do Sul e Pelotas, tendo como vencedor um automovel Buick da epoca.
Até 22-03-1931 se extenderam mais 5 provas do tipo, sendo em 15-11-1935 realizado o 1° GP de POA, ou Circuito Farroupilha, com 15 km entre 3 bairros. Este 1° GP foi o que deu impulso as corridas de ruas realizadas no pais, abrindo um cmainho alem dos Raids ( ralis ) realizados de cidades em cidades. Em 1938, desperta na prova Subida de Montanha Morro Petropolis - Força Livre 1000cc, um dos maiores icones do automobilismo brasileiro, Catharino Andreatta, vencendo essa prova com um Ford V8 de n° 6, durante anos esse monstro sagrado do automobilismo iria riscar as pistas do nosso Brasil.
Catharino Andreatta Continua............( nos proximos dias serão postadas as partes seguintes do artigo. Obrigado pela compreensão. Ass.: Renan Mendes ) |