segunda-feira, 13 de junho de 2011

P40- Um Heroi de Fibra!

No ano de 1941 os Estados Unidos declaram ter entrado oficialmente na Segunda Guerra mundial, e junto com eles um avião que maracaria e mudaria a historia do mundo: Curtiss p40 Warhawk!
Em meados de 1938 a Curtiss estava desenvolvendo o protótipo XP-40, que era um p36 com um motor Allison  V-1710 V-12, no lugar do radial original. Esta escolha não trouxe potencia a aeronave, mas trouxe menos arrasto aerodinamico a sua fuselagem. O motor escolhido tinha um compressor de estagio e velocidade unica, refrigerado a água, o que trazia uma velocidade mediana ao modelo, que diminuia em razão de subida, porem era muito boa quando este avião mergulhava.
Protótipo xp40
O armamento era de quatro metralhadoras de 7,62 mm nas asas e mais duas de 12,7 mm no nariz, que com o passar do tempo foi desenvolvido. Quando entrou na 2° G.M. já se faziam 3 anos que era produzido. De emediato se mostrou muito eficiente contra o temido Mitsubishi Zero em altas velocidades, mas inferior em velocidades baixas. Tinha estrutira muito reforçada, colidindo com aviões inimigos sem muitos danos, já a visibilidade era bastante afetada pela complexa grelha que havia no canopy, e a visão para a traseira era inexistente, sem falar da visão para o chão que praticamente não havia, isso aliado ao fator da pouca distancia entre os seus trens de pouso, provocava alguns acidentes na hora de pousar.
A "Aguia de Guerra".
Os oficiais da USAF reclamavam do modelo, e ele era mal visto entre os militares dos EUA. Inumeras versoes de melhoramento vieram depois, mas o P38 Lightning foi escolhido para sanar os problemas do WarHawk. Porem mesmo com muitas reclamações sobre o p40, o mais grosso e intenso da Guerra foi realizado com ele, acumulando um numero incontavel de vitorias entre ataques e bombardeios, o que transformou a historia da Segunda Guerra Mundial.
Após o conflito varias forças aéreas, inclusive a brasileira, aderiram ao modelo. Ao todo foram construidas mais de 13.700 aviões.
Se eu fosse conta parte por parte da historia deste mito levaria meses, mas o que importa é termos esta maquina explendorosa nas lembranças!

Nenhum comentário: