No ano de 1941 os Estados Unidos declaram ter entrado oficialmente na Segunda Guerra mundial, e junto com eles um avião que maracaria e mudaria a historia do mundo: Curtiss p40 Warhawk!
Em meados de 1938 a Curtiss estava desenvolvendo o protótipo XP-40, que era um p36 com um motor Allison V-1710 V-12, no lugar do radial original. Esta escolha não trouxe potencia a aeronave, mas trouxe menos arrasto aerodinamico a sua fuselagem. O motor escolhido tinha um compressor de estagio e velocidade unica, refrigerado a água, o que trazia uma velocidade mediana ao modelo, que diminuia em razão de subida, porem era muito boa quando este avião mergulhava.
O armamento era de quatro metralhadoras de 7,62 mm nas asas e mais duas de 12,7 mm no nariz, que com o passar do tempo foi desenvolvido. Quando entrou na 2° G.M. já se faziam 3 anos que era produzido. De emediato se mostrou muito eficiente contra o temido Mitsubishi Zero em altas velocidades, mas inferior em velocidades baixas. Tinha estrutira muito reforçada, colidindo com aviões inimigos sem muitos danos, já a visibilidade era bastante afetada pela complexa grelha que havia no canopy, e a visão para a traseira era inexistente, sem falar da visão para o chão que praticamente não havia, isso aliado ao fator da pouca distancia entre os seus trens de pouso, provocava alguns acidentes na hora de pousar.
Os oficiais da USAF reclamavam do modelo, e ele era mal visto entre os militares dos EUA. Inumeras versoes de melhoramento vieram depois, mas o P38 Lightning foi escolhido para sanar os problemas do WarHawk. Porem mesmo com muitas reclamações sobre o p40, o mais grosso e intenso da Guerra foi realizado com ele, acumulando um numero incontavel de vitorias entre ataques e bombardeios, o que transformou a historia da Segunda Guerra Mundial.
Após o conflito varias forças aéreas, inclusive a brasileira, aderiram ao modelo. Ao todo foram construidas mais de 13.700 aviões.
Se eu fosse conta parte por parte da historia deste mito levaria meses, mas o que importa é termos esta maquina explendorosa nas lembranças!
Em meados de 1938 a Curtiss estava desenvolvendo o protótipo XP-40, que era um p36 com um motor Allison V-1710 V-12, no lugar do radial original. Esta escolha não trouxe potencia a aeronave, mas trouxe menos arrasto aerodinamico a sua fuselagem. O motor escolhido tinha um compressor de estagio e velocidade unica, refrigerado a água, o que trazia uma velocidade mediana ao modelo, que diminuia em razão de subida, porem era muito boa quando este avião mergulhava.
Protótipo xp40 |
A "Aguia de Guerra". |
Após o conflito varias forças aéreas, inclusive a brasileira, aderiram ao modelo. Ao todo foram construidas mais de 13.700 aviões.
Se eu fosse conta parte por parte da historia deste mito levaria meses, mas o que importa é termos esta maquina explendorosa nas lembranças!
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