sexta-feira, 24 de junho de 2011

F1 - Um breve resumo.

Antes da decada de 50, haviam corridas de automoveis monopostos, em separados lugares, eventos que aconteciam sem um calendario organizado. Tomamos como exemplo a Targa Fiorio na Italia, 500 de Indianapólis nos Estados Unidos, e tantos outros Grandes Premios, alem disso quase todos eram ou europeus ou americanos.
Traga Fiorio 1934

Mas com a chegada dos anos 50 a FIA ( Federação Internacional de Automobilismo ), resolveu organizar o primeiro campeonato de monopostos, com seis corridas, sendo a primeira em Silverstone, no dia 13 de Maio de 1950. O resultado seria somado a 500km de Indianapolis. Os primeiros carros eram projetos pré-segunda guerra, e a dominacia dos dois primeiros campeonatos foi da Alfa Romeo. No inicio a a Formula 1 era essencialmente esporte, sem "politicagens". As cores eram por países, verde para Inglaterra, vermelho para Italia, branco para Alemanha e azul para a França. Os patrocinios eram de empresas petroliferas e de pneus.
Com a decada de 60 o motor traseiro foi adotado, a aerodinamica veio a tona no fim da década, com spoilers, aérofólios e etc.
Lotus 49b 1968
 Nesta época entrando nos anos 70 a segirança começou ficar mais evidente de precisar de algo melhor. Novos chassis foram projetados, e novos prototipos mostraram a força da aerodinamica. Não esqueceremos de Fittipaldi, que nos deu o primeiro orgulo nacional na formula 1, conquistando brevamente o titulo de 1972 com a Lotus 72 JP preta e dourada. O motor turbo nasceu nesta década, com a vinda da Renault para a formula 1 em 1977, o que amendrontou as outras equipes, pois do motor viam mais de 1000hp's. Colin Champman mostrou a Renault que isso podia ser resolvido com o Efeito Solo, que marcou tambem essa época. O triste dessa década de 70 foi a morte de Jochen Rintd, que foi campeão postumo, após uma forte colisão em Monza. Finalizando a década, entra em discusão o tamanho dos Guard Rails, pois eram  muito grandes, e o piloto que fosse contra um deles, poderia ser facilmente decapitado ou esmagado contra. No entrar de 80 esse problema foi solucionado, sendo as proteções colocadas em bom nivel. Os motores turbo se fixaram na década. As equipes Willians e Mclaren reinam. Varias coisas marcam os anos 80, talves o mais emocionante da f1. Lauda que se aposentou em 79 volta correr e fatura seu tricampeonato em 84, Keke Rosberg ganha o campeonato de 82 com uma só vitoria, Gilles Villeneuve e Riccardo Palleti morrem em acidnetes barbaros, Nelson Piquet fatura 3 campeonatos, 1981, 1983 e 1987.
Alian Prost e sua Mclaren mp4/2b de 1985

 Ai nos aparece em 1984 um tal Ayrton Senna da Silva, que inacreditavelmente coloca sua Toleman em segundo lugar, isto porque a prova foi parada por causa da chuva ( monaco 84 ). Já então os dois nomes mais falados eram, Senna e Prost. Este françes, foi por anos o maior terror dos brasileiros. Alem de ser safado e desleal na pista, era arrogante, porem um bom piloto. Em 1985 Senna entra na Lotus Renault e presiona muito Prost, mostrando o que viria em frente. Para desgosto do frances Senna é contratado por Ron Dennis, e se torna colega de Prost, e mais deposi do vexame de Monaco 88, Ayrton vence o campeonato, e deixa seu colega de Mclaren na poeira. Assim 89, 90, 91, 92, 93 e 94 os embates eram entre Senna e Prost, Berger e Mansell. Em 90 e 91 Senna da o troco em Prost ( por causa da crocodilagem de Suzuka 89, contarei na proxima postagem ), porem tivemos que nos despedir do nosso maior heroí na curva Tamburello, em San Marino, no dia 01 de Maio de 1994. Alias esta prova mudou o curso da Formula 1. ( esta prova tambem ser afalda em uma proxima postagem )Apos morrerem Ayrton e Ratzenberg, em San Marino 94, os diretores da FIA se obrigaram a tomar novas medidas de segurança, reviram traçados de pistas, novas formas de barreiras e etc. Com o fim da era Senna começou a era Schumacher. Assim foi 1994 e 1995 com a Benneton. Em 1996 a Willians volta aos titulos com o herdeiro de Graham Hill, Damon Hill, e em 1997 Jaques Villeneuve fatura o campeonato. 1998 e 1999 a Mclaren volta com tudo e Mika Raikkenen conquista um bi-campeonato.
Mika Haikkinen bi-campeao mundial 98 e 99
Assim terminou a era das outras equipes, e até 2004, a unica equipe que se falou foi a Ferrari, e o unico piloto Michael Schumacher, sendo o campeonato de 2004 o que ele mais venceu. Pobre Rubinho ficava escondido atras do alemão sempre, pois o chamado "jogo de equipe" o privava de vitorias. Mas mesmo assim ele nos deu orgulho com as poucas vitorias que teve. Em 2005 e 2006 Fernando Alonso mostra que  a Renault poderia voltar ao foco, e vence os dois campeonatos, quebrando a hegemonia da Ferrari, que se recuperou no ano seguinte com Kimi Raikkonen em uma desputa com Lewis Halminton, o primeiro piloto negro na hsitoria da formula 1.
Fisichella e sua Renault/ 2007

Nos anos 2000, aparece o melhor avanço na segurança, o Hans, um protetor cervical que evita o "chicote", em batidas fortes, alem de inumeras modificações nos carros.
2008 nossa esperança reapareceu com Felipe Massa na Ferrai, um campeonato quase ganho no Gp do Brasil, e que Lewis Halminton levou por um erro de um certo Timo Glock. Uma enorme decepção, pois este GP Massa ganhou, e já se faz muitos anos que estamos sem nenhum campeão na F1. em 2009 a Honda teve sua ascensão como Brawn GP, e Jeson Button conquista seus primeiro campeonato seguido do briliante Sebastial Vettel na RBR. A Force Indian foi a que mais brilhou, e cresceu, dando a Fisichella sua primeira pole e primeira vitoria da carreira, e revelou tambem o ótimo piloto Adrain Sutil. Tambem os pneus Slicks voltam a F1, e novos regulamentos osbre aerodinamica vigoram.
2010, a Red Bull, com Vettel reina totalmente, o que seria talvez o começo de uma nova era, Massa fez um campeonato escondido atras de erros de equipe e quebras de carro. Alias a Ferrari esta deixando muito a desejar, desde ano passado. Este ano de 2011, estamos vendo Vettel reinar, com Button seu colega de equipe segui-lo, talvez a Mclaren fassa alguma pressão, mas Halminton já se mostrou ser mimado demaise burro demais pra vencer um proximo campeonato. Massa continua atras dos erros da Ferrai, e sofre com a equipe dando o melhor para Alonso, Barrichelo, esse nem se fala mais, depois que perdeu a chance de ser um vencedor na Brawn, so entrou em decadência, mas esperamos que um futuro novo nos traga vencedores novos,.....e brasileiros.
A nova "rainha" da formula 1, Red Bull Racing

Nenhum comentário: