1962, um ano que nunca sera esquecido para a Scuderia Ferrari. Ha alguns anos, na Ferrari ja havia a carência de um novo modelo para competir em corridas como Le Mans e Gran Turismo, pois a 250 Monza e a 250 Testa Rosa, ja estavam tendo dificuldades para alcançar seus oponentes. É os tempos estavam passando e a Ferrari devia se atualizar. Giotto Bizarrini então é chamado pela Scuderia para tomar frente da "modernização" da empresa diante as competições de Gran Turismo, e ele com sua equipe faz nascer um modelo que sempre sera uma lenda viva, não importa como e onde.
Do motor v12 do 500TR, Bizarrini cria nada mais nada menos que a FERRARI 250 GTO. Desta vez (imprensionantemente) Pininfarina não deu seus toques no projeto, como vinha fazendo com outros da familia 250. Bizarrini e sua equipe apronta no ano de 1961 o primeiro protótipo da GTO, sendo construida com peças de outras Ferraris. Então os testes começam a serem feitos no antigo circuito de Monza ( que ainda tinha a "parabolica matadora" ) com o piloto Willy Mairesse. Na primeira avaliação da FIA a GTO não passou, tendo que haver alguns ajustes, mas com o pretesto de esta ser uma 250 GT modificada, a Ferrari se livrou de ter de construir as 100 unidades do modelo para homologação. Alias GTO significa GRAN TURISMO OMOLOGATO ou em bom português, Gran Turismo Homologado ( o 250 é relativo as pol. do motor ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário