terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Pistas do Mundo: Capitulo 1 -Interlagos

Ola pessoal hoje inicio uma nova modalidade de posts, falaremos alem de corridas, das psitas mais famosas, e tambem das não tão famosas do mundo.
Começaremos hoje com o primeiro capitulo falando de uma pista eternizada pelos Willys Interlagos, DKW's e carreteiras nos anos 60, falaremos de interlagos.


CAPITULO 1
INTERLAGOS - AUTODROMO JOSE CARLOS PACE
 
                 Não existe uma pista que traga mais boas lembraças aos brasileiros de inumeras gerações desde o fim dos anos 40, do que a pista de Interlagos.
                 Em São Paulo, entre duas barragens se situa uma das melhores pistas que o mundo ja viu, um circuito desafiador, com curvas de alta, uma reta grande, e um misto muito tecnico.
           
                 Interlagos veio se eternizar nos anos 60, quando as Milhas brasileiras se tornaram a competição mais esperada do ano para todos os brasileiros. Vitrine para as empresas automobilisticas do Brasil, e palco de grandes duelos entre carreteiras, Berlinetas, Sedans, prototipos e Fuscas, e ate mesmo Kombis, Interlagos posuia um traçado maior do que se encontra hoje, e ja abandonado por todas as competições que por ali passam.
 
 

     Bird Clemente em depoimento ao programa "curva do S" da Speed TV ( sky ), relata sobre o as Mil MIlhas Brasileiras e o grande palco no qual ele ja foi estrela:
                 "...ficavam dois soldados nas barraquinhas de campanha em pontos estrategicos, cada barraquinha tinha um hot que ligava aos pits, e duas lanternas uma vermelha e uma verde...interlagos era nevoenta, interlagos é entre duas represas é um vale, e a gente com aquela sinalização vermelha piscando, era o sinal que havia um problema era a unica coisa que a gente tinha..."
         Outra pessoa importante do automobilismo brasileiro relata sobre a pista e suas curiosidades, o bicampeão das Mil Milhas Brasileiras, Gaucho Breno Fornari, conta uma de suas historia a Radio Gaucha de Porto Alegre:
                  "...naquele tempo interlagos era tudo macega, e a noite então os animais saiam e invadiam a pista.....agora esse fato real, que quase se tornou uma tragedia no final da prova , porque ele venho toma satisfação comigo ( piloto curitibano )....o cavalo cada volta que eu fazia se aproxima mais da curva do Cafe , onde faz a junção....ele vinha descendo, era meio descida e ai vazia a curva pra subi...como eu achei que o cavalo ia se aproximando cada vez mais da curva, o piloto atras de mim via me assediando muito, a corvette vinha grudado na minha traseira, ai quando cehgo perto eu imaginei, esse cavalo deve tar na boca da curva eu vo tira o pé, e vai ser a hora que ele vai me passa....ele venho e passo com a maquina a todo vapor e venho e abraço o cavalo...."
 
            Com o passar do tempo a pista de Interlagos foi fechada, reformada inumeras vezes, ate receber o traçado que hoje detem. Desde 1972, a pista que posterioromente com a morte de Jose Carlos Pace ( que venceu na mesma pista em 1975 com uma Brabham ) recebeu esse nome, sedia o Grande Premio de Formula 1 do Brasil. Por decisões da FIA, de 1980 a 1990 o GP foi em Jacarepagua, outra pista brasileira que falaremos outro dia.
                                                                                                             
                    Em 1991, ja com este traçado mostrado acima, e que se permanece atual, o mundo teve a oportunidade de presenciar a mais dura, e linda vitoria de todos os tempos, vinda com a Mclaren de Ayrton Senna. Sendo poli, Senna ao fim da corrida, apos ter resistido bravamente aos ataques de Nigel Mansell com sua superior Willians eletronica, restou somente a primeira e a sexta marchas, pois o cambio quebrou a 7 voltas do final, e para abrilhantar mais ainda a corrida, na ultima volta, entrando no pinheirinho começou a chover. Nunca mais esqueceremos aquela linda narração de Galvão Bueno, e os urros de Ayrton Senna dentro do cockpit, dizendo " eu ganhei, eu ganhei..". Ao final da prova Senna sofreu um espasmo muscular, conta o enorme esforço provocado para guiar o carro com apenas 2 marchas, sendo tirado do carro pelos paramedicos , e levantando a taça e a bandeira do Brasil em lagrimas conta a dor muscular. Lembremos um trecho da narração de Galvão Bueno, feita na Rede Globo:
         "...uma travada tipica quando ta molhado, ai o Senna, ta chovendo! Ta chovendo Mihaly Hidasi, acaba com isso !!...depois desta curva aponta Senna! Vem pra reta! Vai pra vitoria! Mihaly Hidasi! Ayrton, Ayrton, Ayrton Senna do Brasil!!!! ... de ponta a ponta ele vence em Interlagos...."
 
         Tivemos que esperar de 1993 a 2006 para vemos uma nova vitoria brasileira no circuito Jose Carlos Pace, com Felipe Massa. Fortes emoções tivemos em 2008 com Massa concorrendo o campeonato mundial, que seria definido ali, ganha a prova, porem perde o campeonato para Lewis Halmiton. Feito parecido vimos esse ano no mesmo circuito, com Alonso perdendo o titulo da mesma forma que Massa, so que dessa vez para Sebastian Vettel, e tivemos o orgulho de ver Felipe mais uma vez subindo ao podium em casa.
           Unimeras competições hoje colocam suas rodas na pista de Interlagos, Formula Truck, Moto GP, Formula 1, Stock Car e muitas outras, porem esta pista concerteza sera o maior palco de felicidade e esperança dos Brasileiros, onde quando o futebol ainda estav escondido nas varzeas, maquinas lindas e seus pilotos incriveis voavam baixo, ou quando o pais em crise, desacreditado via um brasileiro vencer enfrentando todas as dificuldades possiveis. Eternamente Intelagos sera lembrado.

Fonte: Rede Globo de televisão/ Speed Tv - Sky tv/ Radio Gaucha
Ass.: Renan Mendes

Nenhum comentário: