sábado, 11 de junho de 2011

Porsche 917:O monstro de Le Mans (Parte 1)

O Porsche 917,o monstro de Le Mans,foi um carro vencedor,porem,destruidor.Muitos pilotos sentiam medo desse carro,não so pela velocidade dele,mas tambem pela sua fama de matador.
Este é o Porsche 917K
Os anos 60 e 70 fizeram muito bem para a Categoria esporte e Mundial de Marcas.Muitas fabricas como Porsche,Alfa Romeo,Matra,Alpine,Ford,Mirage,Loal entre outros tiveram participação direta e indireta,tinham circuitos incriveis,exemplos:Circuito de La Sarthe ,Monza,Imola,Nürburgring Nordschleife,Spa-Francochamps e miticas corridas,como as 24h de Le Mans,''Mile Miglia'',24h de Nürburgring,12h de Sebring,24h de Daytona,1000km de Österreichrring,entre outros...
Os que pilotavam,eram herois,pelos seus atos de coragem ao pilotar em varias categorias,na qual os a carros não eram muito seguros e eram muito velozes,exemplos são:Jack Ickx,Lorenzo Bandini,Ludovico Scarfiotti,Jean-Pierre Beltoise,Jo Schlesser,Gérard Larrousse,Chris Amon,Bruce McLaren,Denis Hulme,Graham Hill,John Surtees,Richard Attwood,Hans Hermann,Vic Elfford,Brian Redman,Pedro Rodriguez,entre outros pilotos de renome.
A combinação entre carros incriveis,circuitos miticos,pilotos heroicos e disputas alucinantes,nos anos 60 era otima.Naquele tempo,você tinha que mostrar quem era,disputando a cada curva.
A Porsche tinha otimos carros naquele tempo,os principais eram o Porsche 907LH,Porsche 908 e Porsche 910.Devido a o novo regulamento da FIA,eles tiveram de fazer um novo projeto,encima do 908.O projeto se chamaria 917.
Seu Chassi pesava incriveis 47kg,era de Aluminio, e era revestido de uma carroceria de fibra de vidro,o que deixou o carro muito leve,e muito aerodinamico,era muito curvo.Mas o melhor (ou pior) era o motor,um 4.5 boxer de 12 cilindros,que gerava 560hp e um torque de 50m.kgf,todo conjunto pesava 794kg.Era tambem muito rapido,tinha a maxima de 350km/h!(na versão longa)
O 917 foi para Le Mans,no mesmo mês em que foi concebido.Rolf Stommelen tirou 370km/h na reta Mulsanne.Mas seu primeiro teste em corridas foi em Spa-Francochamps,mas foi pifio,não terminou a corrida,em Nürburgring,os pilotos da fabrica acharam o carro instavel demais,e manteram com o Porsche 908.Mas a fabrica impos a dois pilotos (Frank Gardner e David Piper) a colocar o carro na pista,conseguiram 8ºlugar.Nas 24h de Le Mans,o carro conseguiu Pole Position com Rolf Stommelen  e os dois 917 estavam no grid.Mas ja na primeira volta,na curva Maison Blanche,o piloto ingles John Woolfe perdeu o controle e morreu devido ao acidente.O outro Porsche 917 não terminou a prova por problemas na transmissão.
O Porsche 917 da dupla Elford/Attwood nas 24h de Le Mans em 1969
A primeira vitoria do 917 foi em Zeltweg,na Austria,no Porsche 917K (Kurz ou curto) de Jo Siffert e Kurt Ahrens.Após esta corrida,o 917 teve sucesso internacional,sua versão spider corria na Can-Am,disputva contra Chaparral 2H,Ferrari 612 entre outros carros respeitaveis,mas não conseguiu muita coisa,somente um 3ºlugar,tres 4ºlugar e um 5ºlugar.
Em 1970,Ferdinand Piëch pede ajuda a SERA,para melhorar o 917 e vencer a Le Mans,o carro conseguiu ficar muito masi aerodinamico,com algumas melhorias e ficar mais rapido,com velocidade maxima de 390km/h (na versão longa).Para ter uma ideia,o 0-100km/h era feito em 2.7s.
Os efeitos vieram na hora.Nas 24h de Daytona,o 917 da dupla Pedro Rodriguez/Leo Kinnunen chegou com 45 voltas a frente do segundo colocado,outro 917,pilotado pela dupla Jo Siffert/Brian Redman.Mas ja nas 12h de Sebring,o 917 da dupla Rodriguez/Kinnunen teve alguns problemas e não completou a prova.Nos 1000km de Brand Hatch,os quatro primeiros colcados foram Porsche 917.Nos 1000km de Monza,o 917 da dupla Rodriguez e Kinnunen venceu a prova.Em Targa-Florio,o Porsche 917 não participou,mas na outra prova,os 1000km de Spa,o 917 de Rodriguez/Kinnunen venceu de nov,tendo o 3ºlugar,tambem outro 917,mas o principal foi a media de velocidade de Pedro Rodriguez,258km/h!O campeonato foi comemorado em casa,mas a honra coube a o Porsche 908.que era o melhor carro para fazer o traçado.

Ramon Mendes


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