quinta-feira, 22 de março de 2012

1° Etapa do Sul Brasileiro de Velocar



                               Na cidade de Palmeira das Missões – RS, durante os dias 03 e 04 de Março de 2012, foi realizada a primeira etapa do Sul Brasileiro de Velocar  e Kartcross, realizada em conjunto com a Racing Car, organizadora de eventos automobilísticos de Carazinho –RS, com o benemérito Max Pinto e o apoio do centro de eventos Taj Mahal.

                               Em pista recém feita, e depois de dois dias de chuva, no sábado á partir das 16h ouve apenas testes livres da pista, realizados por Dari Andole, pai do épico piloto multi-campeão de Motocross Fabio Andole ( no qual faremos futuramente um post em homenagem in memoriem ) . Em conversa entre eu, Dari e meu irmão, ficou evidente que a pista, em decorrência das chuvas fortes dos dias antes, ficou irregular na subida para reta principal e com pedras soltas em todo o circuito. No mesmo dia as irregularidades foram corrigidas.

                               A pista batizada com o nome de “Taj Mahal”, em homenagem ao centro de eventos que organizou a etapa, não teve ainda medição de distancia, porem é uma pista mista, e desafiadora pelo seu conjunto de curvas que começa e termina com curvas de media, tendo no seu interior uma curva de baixa, esse jogo de curvas une-se a uma reta-curva, que com uma curva de alta em subida vai a reta principal. A pista esta localizada nas dependências do antigo “chapão Beija Flor”, no Anel Rodoviário externo da cidade.
Dari Andole testando a pista no sabado.
Dia 4 de Março, no domingo, as 10:15h começaram os treinos classificatórios para o grid. Primeiro ouve a primeira bateria de treinos do Kartcross, destacando-se os carros de Canguçu, números 16 e 61. No velocar se destacaram os carros de Chapeco n° 276 ( VW Voyage ) e o de Soledade n° 227 ( VW Gol g3 ), na segunda bateria das duas categorias os mesmo carros se destacaram a ponta de seus treinos, terminado estas as 12h. O grid do kartcross contou com 9 carros de cidades variadas, e o velocar com 4 carros das cidades gaúchas Soledade e Passo Fundo, e da cidade catarinense de Chapecó. O comportamento dos carros de ambas as categorias se mostrou bom diante dos problemas que haviam um dia antes, a pista estava bem nivelada e limpa, e o traçado misto e desafiador da pista nos mostrou que as corridas iriam ser emocionantes com muitos pegas, sendo o tempo médio geral estando em 0’30.300.
Treinos do Kartcroos, carro #33 e #99
Treinos da Velocar,destancando um dos carros de Soledade.
A primeira bateria da tarde começou as 14:40h, com os kartcross, os 9 carros liderados no grid pelo carro numero 16 de Canguçu, realizaram 15 voltas. Se mostrando rápidos, proporcionaram ultrapassagens belíssimas. Na 4° volta o carro numero 16, que liderava capotou na curva 5, perdendo todas as posições do grid, porem mostrou a todos no local que o piloto é um verdadeiro Racing, conquistando no final da bateria o segundo lugar.

 
DENUNCIA!!!

                               Meu dever é trazer noticias a vocês internautas, porem noticias ruins as vezes vem também. Durante a discussão dos dois pilotos, uma pessoa ao externo desta, por vontade de ver o “circo pegar fogo” atirou uma garrafa de água para cima atingindo uma das pessoas, o que desencadeou uma enorme briga, que atrapalhou a organização do evento. Você energúmeno, inconsequente e jumento, da próxima vez vai carpi uma lavora, você seu escroto devia ter sido atropelado mil vezes por um rolo compressor antes de querer causar brigas. Palmeira das Missões a anos não recebia algo de bom proveito como o que aconteceu nesta corrida, e por atos como esse que foram proibidos esses eventos na cidade. Então fica aqui a denuncia e pedido de conscientização.
                               Depois de alguns minutos de parada, para acalmar os ânimos e molher um pouco a terra da pista, deu-se a segunda bateria do kartcross, e sobre um outro ângulo da pista, deu pra perceber que esta era veloz, e muito boa de se guiar. Durante as 15 voltas a competitividade esteve em alta, com belas ultrapassagens e apenas o óculos de um competidor tendo voado para fora do carro, impossibilitando a corrida do piloto do carro numero 37. Na ultima bateria da velocar, a competividade esteve em grau máximo, com o Voyage de Chapeco conquistando duas ultrapassagens nas primeiras curvas, e o piloto de Passo Fundo se envolvendo em mais uma acidente na mesma curva, e se aproveitando disto para conquistar posições. Na 6 volta o Voyage não aguentou o pique forte de sustentar a distancia media de 5 segundos ao segundo colocado e quebrou na entrada da 6° curva. Como vencedor esteve o carro de Passo Fundo, que na minha opinião não mereceu o primeiro lugar.






                Ao final da tarde os pilotos retiraram-se para seus lares, sendo a segunda etapa na cidade de Ilopolis – RS. Somente fiquei eu esperando o socorro para minha moto, no qual perdi as chaves. ( kkkkkkkkkk )
Obrigado mais uma vez a vocês leitores, ate um proximo post!
Ass.: Renan Mendes