...Até por volta de 1949, as carreteiras eram mais conhecidas e veneradas no Sul do Brasil, sendo avistadas "mais a cima" quando começaram provas de longa distancia, a primeira destas ocorreu em 1937. Por conta do motor grande, geralmente v8 em que as carreteiras usavam, elas eram imbatíveis em grandes retas, sua pouca preparação não exigia grandes quantias em dinheiro, porem era frageis quando ocorriam acidentes, e por falta de preparação de segurança, primeiras competições mataram alguns pilotos.
Norberto e Sua Primeira carreteira, quando ganhou o raid Montivideu Rio de Janeiro (1937) |
Nesta epoca, não so no RS, mas em todo pais, figuravam provas de subidas de montanhas, raids de cidades em cidades e provas urbanas tambem. As carreteiras mesmo mal preparadas, sendo duras nas curvas e foguetes nas retas, trouxeram inumeros nomes consagrados como: José Asmuz, Vitorio e Catharino Andreatta, Antonio Albuquerque, Brenno Fornari, Norberto Jungles e etc. Provas com Gasogenio tambem foram um dos cenarios das carreteiras, durante o grande racionamento que havia de combustivel para segunda guerra mundial, que não desanimou nossos conterraneos.
Nos anos 50 as carreteiras surgiram para a fama no nosso pais. Em 1956, 57,58, 59, 61 e 1965, foram absolutas as vitorias de carreteiras nas Mil MIlhas de Interlagos. Aqui os ganhadores ate 1966.
1956 Catharino Andreatta
Breno Fornari Carretera Ford 1957 Aristides Bertuol
Orlando Menegaz Carretera Chevrolet 1958 Catharino Andreatta
Breno Fornari Carretera Ford 1959 Catharino Andreatta
Breno Fornari Carretera Ford 1960 Chico Landi
Christian Heins Alfa Romeo JK 2000 1961 Italo Bertão
Orlando Menegaz Chevrolet Corvette 1962
-64 Não houve 1965 Justino de Maio
Victoria Azzalin Carretera Chevrolet 1966 Camilo Christófaro
Eduardo Celidôneo
Ate 1968 elas e seus gauchos foram imbativeis, inigualaveis, ate que neste ano Chico Landi e Camilo Cristofaro pílotaram pela ultima vez uma carreteira, sendo esta a conhecida Carreteira Corvette.
Depois das carreteiras, as divisões dominaram o RS, e tambem o turismo 5000 gaucha, onde carros como opala, maverick, passat e etc corriam nas pistas do Rio Grande do Sul. Porem eram muito disputadas as corridas do sul, sempre com pilotos talentosos, a bordo de suas "super machinas".
....Na proxima parte falaremos mais sobre as corridas avulsas, mil milhas e circuito da gavea.
Até mais amigos e espero que tenha gostado.
Chevrolet Corvette
Breno Fornari Carretera Ford 1957 Aristides Bertuol
Orlando Menegaz Carretera Chevrolet 1958 Catharino Andreatta
Breno Fornari Carretera Ford 1959 Catharino Andreatta
Breno Fornari Carretera Ford 1960 Chico Landi
Christian Heins Alfa Romeo JK 2000 1961 Italo Bertão
Orlando Menegaz Chevrolet Corvette 1962
-64 Não houve 1965 Justino de Maio
Victoria Azzalin Carretera Chevrolet 1966 Camilo Christófaro
Eduardo Celidôneo
Ate 1968 elas e seus gauchos foram imbativeis, inigualaveis, ate que neste ano Chico Landi e Camilo Cristofaro pílotaram pela ultima vez uma carreteira, sendo esta a conhecida Carreteira Corvette.
Carreteira Corevtte de Chico Landi e Camilo Cristofaro, Mil MIlhas de Interlagos, 1968 |
Depois das carreteiras, as divisões dominaram o RS, e tambem o turismo 5000 gaucha, onde carros como opala, maverick, passat e etc corriam nas pistas do Rio Grande do Sul. Porem eram muito disputadas as corridas do sul, sempre com pilotos talentosos, a bordo de suas "super machinas".
....Na proxima parte falaremos mais sobre as corridas avulsas, mil milhas e circuito da gavea.
Até mais amigos e espero que tenha gostado.
Chevrolet Corvette
Um comentário:
Amigo,
parabéns pelo blog... desejo sucesso... muito legal o trabalho...
já adicionei vc para seguí-lo...
e se tiver oportunidade, visite tbm meu blog > POR DENTRO DOS BOXES - http://pordentrodosboxes.blogspot.com/
abs...
Postar um comentário