segunda-feira, 16 de julho de 2012


Pocono 400 – Sprint Cup – Nascar 2012

                Mais uma vez a Nascar coloca suas rodas no circuito de Pocono. Para quem não o conhece, Pocono possui tres curvas baseadas em tres circuitos distintos da Nascar. Em particular esse ano a direção de prova resolveu realizar 400 milhas, diferente do tradicional de 500 milhas, pois o publico reclamava muito a longuíssima duração da prova.


                 Kurt Busch, na corrida anterior foi punido por destratar um repórter, e ficou fora dessa prova. Logo no inicio da prova carro #83 bate em Almendiger ( #22 ), causando  a primeira Bandeira Amarela, envolvido esteve o carro #56, que perdeu um pedaço da carenagem, porem após a colocada de poluriteriano para tapar o rombo o carro volta  pista. 6/160 há a relargada com Joe Logano a frente seguido de , Ambrossio e McMurray. Com mais três voltas Montoya bate na saída da curva 2, seu carro sai de traseira e ele perde 5 posições. Ate a volta 40/160, a corrida se mostrou tranquila, com Dale (#88) liderando a prova, e Jeff Gordon abrindo a janela de paradas am bandeira verde duas voltas após.
Bobby Labonte tambem correu nessa prova no 43° lugar, que é exclusivo a veteranos.


               
76/160 – Após B.A., a relargada com McMurray em 1°, e Kyle Busch cumprindo punição. Jimmy Johnson quase erra a entrada dos boxes para cumprir sua punição, indo a grama. As confusões começariam por causa dos boxes, tendo já mais de 7 pilotos cumprido punições por excesso de velocidade nos boxes. A Nascar colocou 7 medidores de velocidade nos boxes, isso resultou tantas punições que prosseguiriam com o decorrer da prova. Carro #34 fura seu pneu, McMurray, aproveitando a B.A. para pra colocar combustível priorizando sua estratégia. A relargada vem em 83/160, com Greg Biffle, líder do campeonato ate então liderando, os parâmetros da corrida ate então eram de 4 Bandeiras Amarelas, melhor tempo de Matt Kenseth com 0’52.018, e 209,4 mph ( 335, 04 km/h ). As brigas se tornam intensas, em 87/160 Gordon briga com Clint Boyer pela 10° posição, ultrapassando-o por dentro, também em 93/160, Kenseth ultrapassa Biffle pela liderança, deixando o carro #16 a mercê da pressão de Dale Jr, que 3 voltas depois ultrapassa Greg e começa a pressionar Matt Kenseth. Na volta seguinte ( 97/160 ) Gordon deixa Harvick para trás, e Tony Steart aproveita vindo rapidamente para cima do carro #29, o ultrapassando também, já em 10° Kyle Busch tem problemas no motor tendo que para nas garagens.

                 Era então o dia das punições na NASCAR, já se acumulava 10 punições em 100/160 voltas. Greg Biffle #16, cai 3.0s atrás do líder, estando em 3° lugar, e duas voltas depois eles param sob Bandeira Verde, sem bandeiras amarelas o combustível estava “só no cheiro”. Assim duram 8 voltas a janela dos pits, colocando Dale Jr. na ponta da corrida que e 114/160 começa a ceder a pressão de Matt Kenseth e Mark Martin, porem os retardatário foram a salvação do numero 88, causando um baita trabalho a Kenseth. 125/160: 20 carros permanecem na volta do líder, quando uma nova bandeira amarela acontece, os lideres param e Hamlin perde inúmeras posições pelo pit muito demorado, caindo a 10° colocação. Quatro voltas após a bandeira verde tremula, Logano pula a frente, J.J. toma toques de Ambrosio e perde três posições, os carros #88, #29,#17,e #14 vem lado a lado, aproveitando a larga pista de Pocono, a briga foi tão intensa que Matt Kenseth #17 teve de tirar o pé após tocar de lado com Stewart # 14, evitando uma nova B.A.. Então uma nova punição aparece na corrida obrigando a Brad Kaselowski passar nos pits.

                Faltavam 27 voltas para o final, e a corrida em Pocono estava eletrizante, a grande largura da pista permitia brigas constantes de posições entre mais de dois carros, tanto que Gordon começa atacar Kenseth pela 6° posição, segurando durante uma volta, mas tendo de ceder a posição e caindo em uma briga maior com os carros #14 e #5, que fazem uma volta inteira colados lado a lado sem ultrapassagens. Três voltas depois alguns pilotos param para colocar combustível e suportar ate o final das 400 milhas, enquanto na pista Kasey Kahne toca o muro na saída da curva 2 e fura um pneu, provocando mais uma B.A., os 15 primeiros carros não param nos boxes. 18 voltas para o final: Logano relarga pela direita ( lado de dentro da pista )com Martin ladeando-o, porem Tony Stewart vem por baixo, Mark repele seu ataque e o “Smoke” sobra aos ataques de Matt Kenseth. Em 149/160 uma nova bandeira amarela, por pneu furado aparece,  os carros que não haviam parado aproveitam a oportunidade. A bandeira amarela permanece ate 8 voltas para o final, quando Logano, Mark, Matt e Tony relargam na frente. Mark Martin vem por fora rapidamente, Tony cai para 4°, e Matt Kenseth acaba tocando no muro da curva 2, colando em J.J. que vem em quinto, resultado de uma boa corrida, alias tão boa corrida que 3 voltas depois Johnson chega em Denny Hamlin que estava em 4° e prepara ataque também a Stewart que segue em 3°.


4 voltas para o final: A corrida esquenta com as ultimas voltas, Mark Martin que havia ultrapassado Logano, recebe um “totó”, e Logano o ultrapassa por dentro, essa seria a manobra da vitória pois Mark Martin não quis revidar. Como dito antes, J.J. ataca Hamlin, ultrapassa-o e vem forte atrás de Tony, porem a grande diferença segura Jimmy Johnson em 4° lugar. Logano vence, trazendo consigo Mark Martin, Tony Stewart e Jimmy Johnson. O pódio se torna o céu do piloto mais jovem da Sprint Cup, que estava com seu contrato ameaçado se não ganhasse nenhuma corrida esse ano. Devemos aplaudir Joe Logano, Tony que foi o ultimo campeão da Sprint, e também Jimmy Johnson que fez uma corrida ótima depois de má classificação, mas sim aplaudir Mark Martin, que com seus mais de 50 anos poderia ter revidado o ataque de Joe, mas ele velho veterano entendeu que ali estava um jovem promissor, como ele foi um dia, e abriu as portas do sucesso para Joe Logano .


                 

               

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