domingo, 12 de maio de 2013

Gp da Espanha - F1 - 2013


Catalunya – 12 de maio de 2013

Pneus....pneus tem sido a grande jogada deste ano, e foi o que mudou a historia de Montmeló, que ERA uma pista conhecida por haver pouquissimas ultrapassagens.
Felipe Massa fez uma grande classificação, porem punida por atrapalhar Webber na sua volta rápida, uma grande decepção, não por Massa, mas pela direção de prova ( sempre ela ). No fim dos treinos a primeira posição do grid estava e ficou nas mãos de Rosberg e sua “flecha de prata”, que tem se mostrado ótima em classificação, pois Hamiltongarantiu juntamente a segunda posição. Mas o maior borburio foi sobre a demissão de Webber da RBR, se acontecera não sabemos, mas acho que ele cansou da sombra do Alemão, como aconteceu com Rubinho que convenhamos, teve seu talento totalmente desperdiçado. Alonso vem em 5°, Maldonado, vencedor do ano passado vem somente lá em 13°, e Vettel uma das figuras principais, se não a principal do campeonato de 2013 larga atrás das duas Mercedes.

O asfalto é abrasivo, e calcula 35 graus, assim questiona - se: serão 4 paradas? Simplesmente sabemos que a Pirelli colocou a disposição os pneus duro e medio, não aparecendo aqui o macio ou  super soft, ja pelo proprio alto desgaste, que fica maior nos pneus esquerdos.
Então a largada é dada por Charles White, Rosberg segura bem, Alonso pressiona, passa Raikkonnen e Hamilton por fora e pula a 3° posição que era de Vettel, este chega e passa Hamilton.  Massa recupera posições, voa de 9° para 7° na primeira volta, sexto na segunda, voando baixíssimo em 1’30:339.
Volta 3: O DRS é habilitado, Vettel tenta chegar o máximo em Rosberg, que vem lento com 1 s de diferença em tempo de pista para Massa que esta em 6°, o desgaste de pneus da Mercedes é grande demais pra poder acelerar forte. Pela 4° posição brigam Hamilton, Raikkonnen e Massa, a Mercedes já esta começando a ficar sem pneus, Raikkonnen consegue a ultrapassagem e na volta oito em cima de  Webber, enquanto isso Felipe se joga pra cima de Hamilton, pressionando tudo que pode. A pressão no meio da volta, possibilita que a Ferrari passe por fora, vindo então para os boxes. Parando adiantado Felipe volta pra pista em 14°, tendo largado em 9° e vindo a quinto, a equipe calcula uma boa corrida.
Com a suspensão traseira direita quebrada Grosjean abandona, Rosberg e Vettel param na volta 11/66, e naquela lentidão dele ele incrivelmente conseguiu segurar Vettel, mas deu deixa pra Alonso, que vem colado colado. Massa mais uma vez crava volta mais rápida na casa de 1’28.000. Maldonado azarado, passa em velocidade maior nos boxes e recebe punição, já la em outro lado da pista pela segunda posição brigam Rosberg e Alonso, que força tudo que pode, porem Vettel tem sempre sua carta na manga com Massa mordendo a traseira do carro do alemão.

13/66: A torcida vibra totalmente, Rosberg proteje por dentro, quem olha diz que Alonso vai coloca a vaca no brejo mas ele joga pra fora e ganha posição na curva 1, logo depois a Mercedes cai mais uma posição, e mais um pouco Massa passa Rosberg, Gutierrez entra pros boxes e no fim da volta Massa já era 3° colocado, três posições a frente da que Massa tomou a punição nas qualificação. 
15/66: Raikkonnen na asa ultrapassa Rosberg, e começa a ser ameaça para a Ferrari, não só pelo piloto que o finlandês é, mas pelo fato de a Lotus parar uma vez a menos e gastar menos pneu. Todos os 3 primeiros estão na casa de 1’29.000, na sexta posição Webber vem sendo pressionado por Perez ( espero que ele não tenha abusado no Jose Cuervo hoje ), com a diferença de 1 s, em outro ponto da pista Raikkonnen vem forte demais, podendo chegar mais perto de Massa a cada volta, ameaçando a posição do brasileiro.
21/66: O radio de Massa atesta o que se temia, o pneu dianteiro esquerdo, esta totalmente deteriorado, o que traz o brasileiro pros boxes, porem Vettel e Alonso estão tendo o mesmo problema. Massa volta bem, passa Ricciardo e Perez sem demoras, Alonso perde um pouco de tempo, cai a 3° dentro dos boxes logo atras da parada de Felipe, Vettel vem a 1°, sorrateiramente sem forçar nada.
23/66: Massa faz volta na casa de 1’28.000. Enquanto a Ferrari esta com a sede do podium, Van der Gardem perde uma roda de tração, totalmente solta depois dos pits. Com a parada de Vettel, e a ultrapassagem em Rosberg, Felipe Massa vem a terceiro mais uma vez, porem as 4 paradas podem atrapalhar as Ferrari’s, isto porque a Lotus ate então parou só uma vez, indo pros boxes em mais 4 voltas, e colocando o pneu médio ( macio pra esta corrida ) que tem o mesmo desempenho do duro nos outros carros. 

29/66: Massa agora tem 7.5 s pra Vettel que ta em terceiro, Raikkonnen vira em 1’28.000, um segundo a mais que os três primeiros colocados, e chega forte em Vettel. Mais uma volta Massa cai em desempenho comparado a Alonso, o Homem de Gelo e Vettel digladiam, Raikkonnen tem pneus melhores, mas erra tendo que se distanciar depois de estar com 0,5s de Vettel.
33/66: Quase! Quase, quase, quase bateram a Lotus e a RBR, Vettel defendeu de um jeito inesperado, segura o finlandês por dentro, joga ele na zebra duas vezes seguidas, segurando a Lotus ate a curva dois, onde Vettel vai pra zebra. A vantagem de 7.2 de Massa pra terceira colocação, baixa pra 6.5 com Raikkonnen na posição atrás de Felipe, porem os pneus estão bem mais gastos para todos, o que ira mudar ou não a corrida. 

37/66: Alonso faz a terceira parada, e Massa atrás, colocando pneus médios para os dois, Raikkonnen fica de frente pro vento, porque ele terá a vantagem de parar três vezes. Entre as Ferrari’s fica Vettel, que lembremos que ele e especialista em chegar bem sorrateiramente a primeira posição. Por um erro da Sauber, Hulkenberg ganha um drive thru, pois arranco o bico na traseira de uma Toro Rosso, e Alonso assume a ponta com pneus melhores que o de Raikkonnen, enquanto em 4° Massa arranca mais uma volta rápida, e cola em Vettel, que vai pros boxes na volta 40. Button faz ótima corrida estando a 8°, e pressionando Gutierrez passa com a asa aberta a sétima colocação, já Grosjean la nos paddocks fala para imprensa: “....a suspensão do meu carro quebro sozinha, sem eu levar toque algum...”, o que preocupa.  

De todos os primeiros colocados todos tem mais uma parada, a questão é que com 46 voltas Raikkonnen coloca pneus duros, ja as Ferrari's e Vettel tem mais uma parad so que mais adiante, para poder ter pneu para o final. 
50/66: Alonso para pela ultima vez, segurando a ponta, já Felipe Massa continua na pista o que é uma ótima estrategia para segurar a ponta com Alonso, porem ferra com Felipe, Raikkonnen gira 2 s a menos que Massa. Com mais duas voltaas Massa para e coloca pneus duros, volta em 3° e Vettel o acompanha. Agora a corrida se divide em a batalha pela primeira colocação, entre Alonso e Raikkonnen, e pelo podium, entre Massa e Vettel, ambos todos com bons pneus. 
61/66: Alonso vem tranquilo na frente, basta saber como o pneu ira se comportar, Massa tambem segue sem problemas a frente, e bem a frente de Vettel, porem reclamando que o carro sai muito de traseira. Tres voltas pro final, Rosberg em sexto, e Di Resta em 7° degladiam pela sexta posição, Rosberg tem pneus toaalmente deteriorados porem segura categoricamente a Force India. 
66/66: Adimito que fiquei com o coração na mão, e ver Alonso ganhar, e Massa em terceiro me encheu os olhos de lagrimas. Mais uma vez a Ferrari mostrou que pode sim estar a frente, e alem disso Raikkonnen mais uma vez mostra que venho com o gás todo e que a Lotus se não é o melhor carro do campeonato, esta entre os melhores.
Parabens a Fernando Alonso, parabens a corrida genial de Felipe Massa, e claro parabens a todas a mães deste mundão grande de Deus.

Ass.: Renan Mendes
Fonte : Rede Globo de Televisão

Nenhum comentário: