Catalunya – 12 de maio de 2013
Pneus....pneus tem sido a grande jogada deste ano, e foi o que mudou a historia de Montmeló, que ERA uma pista conhecida por haver pouquissimas ultrapassagens.
Felipe Massa fez uma grande
classificação, porem punida por atrapalhar Webber na sua volta rápida, uma grande decepção, não por Massa, mas pela direção de prova ( sempre ela ). No fim dos treinos a primeira posição do grid estava e ficou nas mãos de Rosberg e sua “flecha de prata”, que tem se
mostrado ótima em classificação, pois Hamiltongarantiu juntamente a segunda
posição. Mas o maior borburio foi sobre a demissão de Webber da RBR, se
acontecera não sabemos, mas acho que ele cansou da sombra do Alemão, como
aconteceu com Rubinho que convenhamos, teve seu talento totalmente desperdiçado. Alonso vem em 5°, Maldonado, vencedor do ano passado
vem somente lá em 13°, e Vettel uma das figuras principais, se não a principal do campeonato de 2013 larga atrás das duas Mercedes.
O asfalto é abrasivo, e calcula
35 graus, assim questiona - se: serão 4 paradas? Simplesmente sabemos que a Pirelli colocou a
disposição os pneus duro e medio, não aparecendo aqui o macio ou super soft, ja pelo proprio alto desgaste, que fica maior nos pneus esquerdos.
Então a largada é dada por Charles White,
Rosberg segura bem, Alonso pressiona, passa Raikkonnen e Hamilton por fora e
pula a 3° posição que era de Vettel, este chega e passa Hamilton. Massa recupera posições, voa de 9° para 7° na
primeira volta, sexto na segunda, voando baixíssimo em 1’30:339.
Volta 3: O DRS é habilitado, Vettel
tenta chegar o máximo em Rosberg, que vem lento com 1 s de diferença em tempo de
pista para Massa que esta em 6°, o desgaste de pneus da Mercedes é grande demais pra poder
acelerar forte. Pela 4° posição brigam Hamilton, Raikkonnen e Massa, a Mercedes
já esta começando a ficar sem pneus, Raikkonnen consegue a ultrapassagem e na volta oito em cima de Webber, enquanto isso Felipe se joga pra cima de Hamilton, pressionando tudo que pode. A
pressão no meio da volta, possibilita que a Ferrari passe por fora, vindo então para
os boxes. Parando adiantado Felipe volta pra pista em 14°, tendo largado em 9° e
vindo a quinto, a equipe calcula uma boa corrida.
Com a suspensão traseira direita quebrada Grosjean abandona, Rosberg e Vettel param na volta 11/66, e naquela lentidão dele ele incrivelmente conseguiu segurar Vettel, mas deu deixa pra Alonso, que vem colado colado. Massa mais uma vez crava volta mais rápida na casa de 1’28.000. Maldonado azarado, passa em velocidade maior nos boxes e recebe punição, já la em outro lado da pista pela segunda posição brigam Rosberg e Alonso, que força tudo que pode, porem Vettel tem sempre sua carta na manga com Massa mordendo a traseira do carro do alemão.
Com a suspensão traseira direita quebrada Grosjean abandona, Rosberg e Vettel param na volta 11/66, e naquela lentidão dele ele incrivelmente conseguiu segurar Vettel, mas deu deixa pra Alonso, que vem colado colado. Massa mais uma vez crava volta mais rápida na casa de 1’28.000. Maldonado azarado, passa em velocidade maior nos boxes e recebe punição, já la em outro lado da pista pela segunda posição brigam Rosberg e Alonso, que força tudo que pode, porem Vettel tem sempre sua carta na manga com Massa mordendo a traseira do carro do alemão.
13/66: A torcida vibra
totalmente, Rosberg proteje por dentro, quem olha diz que Alonso vai coloca a
vaca no brejo mas ele joga pra fora e ganha posição na curva 1, logo depois a
Mercedes cai mais uma posição, e mais um pouco Massa passa Rosberg, Gutierrez
entra pros boxes e no fim da volta Massa já era 3° colocado, três posições a frente
da que Massa tomou a punição nas qualificação.
15/66: Raikkonnen na asa
ultrapassa Rosberg, e começa a ser ameaça para a Ferrari, não só pelo piloto que o finlandês
é, mas pelo fato de a Lotus parar uma vez a menos e gastar menos pneu. Todos os 3 primeiros estão
na casa de 1’29.000, na sexta posição Webber vem sendo pressionado por Perez (
espero que ele não tenha abusado no Jose Cuervo hoje ), com a diferença de 1 s,
em outro ponto da pista Raikkonnen vem forte demais, podendo chegar mais perto
de Massa a cada volta, ameaçando a posição do brasileiro.
21/66: O radio de Massa atesta o
que se temia, o pneu dianteiro esquerdo, esta totalmente deteriorado, o que
traz o brasileiro pros boxes, porem Vettel e Alonso estão tendo o mesmo
problema. Massa volta bem, passa Ricciardo e Perez sem demoras, Alonso perde um pouco de
tempo, cai a 3° dentro dos boxes logo atras da parada de Felipe, Vettel vem a 1°, sorrateiramente sem forçar nada.
23/66: Massa faz volta na casa de 1’28.000. Enquanto a Ferrari esta com a sede
do podium, Van der Gardem perde uma roda de tração, totalmente solta depois dos
pits. Com a parada de Vettel, e a ultrapassagem em Rosberg, Felipe Massa vem a
terceiro mais uma vez, porem as 4 paradas podem atrapalhar as Ferrari’s, isto porque
a Lotus ate então parou só uma vez, indo pros boxes em mais 4 voltas, e
colocando o pneu médio ( macio pra esta corrida ) que tem o mesmo desempenho do
duro nos outros carros.
29/66: Massa agora tem 7.5 s pra Vettel que ta em
terceiro, Raikkonnen vira em 1’28.000, um segundo a mais que os três primeiros
colocados, e chega forte em Vettel. Mais uma volta Massa cai em desempenho comparado a Alonso, o Homem de Gelo e Vettel digladiam, Raikkonnen tem pneus melhores, mas
erra tendo que se distanciar depois de estar com 0,5s
de Vettel.
33/66: Quase! Quase, quase, quase
bateram a Lotus e a RBR, Vettel defendeu de um jeito inesperado, segura o finlandês
por dentro, joga ele na zebra duas vezes seguidas, segurando a Lotus ate a
curva dois, onde Vettel vai pra zebra. A vantagem de 7.2 de Massa pra terceira
colocação, baixa pra 6.5 com Raikkonnen na posição atrás de Felipe, porem os
pneus estão bem mais gastos para todos, o que ira mudar ou não a corrida.
37/66:
Alonso faz a terceira parada, e Massa atrás, colocando pneus médios para os
dois, Raikkonnen fica de frente pro vento, porque ele terá a vantagem de parar três
vezes. Entre as Ferrari’s fica Vettel, que lembremos que ele e especialista em
chegar bem sorrateiramente a primeira posição. Por um erro da Sauber,
Hulkenberg ganha um drive thru, pois arranco o bico na traseira de uma Toro
Rosso, e Alonso assume a ponta com pneus melhores que o de Raikkonnen, enquanto
em 4° Massa arranca mais uma volta rápida, e cola em Vettel, que vai pros boxes
na volta 40. Button faz ótima corrida estando a 8°, e pressionando Gutierrez
passa com a asa aberta a sétima colocação, já Grosjean la nos paddocks fala
para imprensa: “....a suspensão do meu
carro quebro sozinha, sem eu levar toque algum...”, o que preocupa.
66/66: Adimito que fiquei com o coração na mão, e ver Alonso ganhar, e Massa em terceiro me encheu os olhos de lagrimas. Mais uma vez a Ferrari mostrou que pode sim estar a frente, e alem disso Raikkonnen mais uma vez mostra que venho com o gás todo e que a Lotus se não é o melhor carro do campeonato, esta entre os melhores.
Parabens a Fernando Alonso, parabens a corrida genial de Felipe Massa, e claro parabens a todas a mães deste mundão grande de Deus.
Ass.: Renan Mendes
Fonte : Rede Globo de Televisão
Nenhum comentário:
Postar um comentário