domingo, 26 de maio de 2013

GP de Monte Carlo - Formula 1


Uma principado, um pequeno pais, uma pista magica, que deu aos brasileiros as maiores e melhores alegrias, esta é Monaco, e mais uma vez o zunido dos motores balança as ruas do lindo e rico principado.
Apos uma conturbado final de semana, com Grosjean provocando tres batidas, e Felipe Massa batendo fortissimo na curva 1, Nico Rosberg crava mais uma poli, tendo em frente uma pista que podera dar a chance da vitoria.

E dada a largada , as Flechas de Prata seguram a ponta com a RBR formando a segunda fila. Alonso não perde nem ganha posições, sendo isso favoravel. No enrrosca enrrosca, antes da 1° chincane Van der Garden abalroa Maldonado que abalroa a Caterham de Pic, ficando os dois sem bico, gerando a primeira parada nos boxes.
5/78: Maldonado vira em 1’21.387, 2 segundos acima das Mercedes, isto porque estas determinam o ritmo da corrida, para poderem reduzir o alto gasto de pneus e se manterem a frente.  Perez mais uma vez faz cagada, em duas chincanes diferentes atira Button para fora da pista, deixando o campeão do mundo furioso.
9/78: Bandeira Amarela na entrada dos boxes, Pic tem um principio de incêndio na sua Caterham, o que mostra que ele tentou dar tudo que pode do seu carro, motor fraco quando apertado funde facil.
15/78: Paul di Resta vira volta rápida 1’20.308, mostrando que as Mercedes estão com o ritimo diferente, quem vem atrás delas, sem ter a pista limpa, aproveita pra economizar pneu, na tentaiva de levar os boxes ate mais o menos a volta 20. Mais uma volta, Alonso é pressionado e é o primeiro dos 10 da frente a andar em 1’20.000, em resposta a pressão de Jeson Button.  

23/78: As paradas nos pits começam com Ricciardo da TR, enquanto isso Maldonado se estapea com Chilton, na freada da chincane do porto, fazendo seu oponente quase rodar. Confusões a parte, Webber vira 1’19.7, recuperando o tempo jogado fora por ter ficado muito atrás na economia dos pneus. 
27/78: Mais de 20 voltas durou os pneus, graças as Mercedes, a maioria para optando pelo macio. Massa resolve optar pelo super macio, na esperança de se recuperar. Já rosberg, com o super macio, resolve retardar um pouco mais a parada, a economia de pneu foi otima. Tudo isso deu as Petronas a chance de virar a casa de 1’19.000, reagindo o que ninguém esperava.
Não era o final de semana de Felipe Massa, de novo na Sandvort ele bate, com a mesma intensidade de ontem, dando um susto geral em nós. Sai do carro, sente a perna e vai para o hospital fazer exames. Entra o carro de segurança.

Relargada em 39/78: Rosberg segura a ponta, Webber cola na mercedes e Alonso vem tinido atrás de Raikkonen.  Hamilton nas curvas do Porto mostra o carro pra Webber, e na Rascassi o inglês coloca por dentro, aperta, os dois quase se batem!!!!!!!!!!!! Webber da um chega pra la em Hamilton. Mais ali na frente , na volta 42, na freada da saída do túnel, dessa vez sem errar Perez passa Button, e vai pra cima do Alonso, alucinado, mais uma vez Perez fuma uns backs a mais.
44/78: Perez joga Alonso com as 4 rodas na zebra do Porto, e quando as 4 rodas vem pra cima da zebra, o piloto tem que deixar a posição, porem a FIA ira analizar tudo, se Alonso juntasse o freio seria abalroado e se forçasse a cagada ia ser grande.
No Tabaco Maldonado e Bianchi se acham um ao outro e a pancada foi grande suficiente de arrancar as proteções. Agora a bandeira vermelha aparece.

Passados 20 minutos, o Safety Car relança os carros, e Alonso sai perdendo por ter que deixar Perez passar, diante o que aconteceu no Porto. Rosberg, Vettel, Webber e Hamilton seguram a ponta, para  Chilton o drive thru é o que resta, pelo que causou a Maldonado, que esta bem após abandonar a corrida
Todos vem colados, Monte Carlo é difícil de ultrapassar sim, Hamilton pressiona muito Webber, mas sem resultados. Sutil aproveita e passa Button, pressionando Alonso. 
53/78: Perez ta ficando mal acostumado, agora dessa vez ele faz Raikkonnen cortar a chincane, so que acaba tendo que botar o carro na zebra também, não dando certo a tática do “dick vigarista”.
57/78: Na curva da antiga estação, Sutil pega Alonso, confirmando que hoje não é o dia das Ferrari’s. Para pegar fogo a corrida, Sutil vem pra cima de Perez, sera que vai dar coisa boa?
Na sandvort Bianchi bate,perdeu a freada onde o piloto engata a segunda marcha, dando Bandeira Amarela no primeiro setor.  Já na saída do túnel, Grosjean enche a traseira de Ricciardo, sendo a 4° batida no final de semana, ai sim o carro de segurança vem pra pista. Porem há somente 29 minutos pro final da prova, o que pode diser que o final da corrida vira pelo tempo e não pela voltas.
67/78: Relargada, Rosberg, Vettel, Webber, Hamlton e Raikkonnen, fazem a ponta, atrás vem Perez e Sutil. Fora da corrida esta Pic, Ricciardo, Maldonado , Bianchi e Massa.
Mais duas voltas, Perez encosta e toca em Raikkonnen, o homem de gelo antes dissia no radio que o mexicano é um idiota, agora realmente o filandes pode chama-lo de idiota. Com a confusão, Perez arranca um pedaço da asa e Raikkonnen tem um pneu furado, vendo voar o recorde que ele tiraria de Schumacher, de mais corridas pontuadas apos a volta a formula 1. Na cofusão Alonso perde posição para Button.  Limpo Gutierrez faz melhor volta na casa de 1’18.000.
Mais uma volta Raikkonnen na ânsia de se recuperar faz melhor volta na casa de 1’17.000. Já Perez esta bem doido na pista, passando novamente a chincane do porto reto, não consegue frear tendo a asa danificada. Button fez a justiça que mais esperava fazer, na entrada da cafeteria gentleman joga Perez fora do traçado, parando e findando a corrida dele.
Merecidamente, após seu pai ganhar o grande premio de monaco a exatamente 30 anos, Nico Rosberg, fazendo uma lindíssima corrida, economizando pneus e administrando bem , ele vence após três poles consecutivas perdidas pelos pneus gastos. Adrain Sutil também é o merecedor pela sua 5° colocação após lindas ultrapassagens, e Raikkonnen faz o que ninguem esperava, termina em 10° e pontua, chegando aos pés do recorde de Schumacher.


Fonte : Rede Globo de Televisão
Ass.: Renan Mendes

Nenhum comentário: