domingo, 17 de março de 2013

Melbourne - Australia - F1 2013

Melbourne - Australia - Formula 1 - 17 de Março de 2013


Depois de muita, mas muita chuva, quedas de luz, e tudo mais os treinos de Sexta e Sabado em fim dão a cara da fomrula 1 2013, com Vettel, tricampeão mundial na poli position, e Felipe Massa na sexta colocação.

No domingo a corrida veio então ser abençoada com a pista seca, o que garantiu a Adrian Sutil um espetacular inicio de corrida, esperando o lider Sebastian Vettel para junto com Alonso, para assumir a ponta da corrida.


Apos 17 voltas completas, Adrian sutil é o primeiro colocado, e vettel em segundo, massa e Alonso logo atrás. Sutil na sua volta a F1 mostra que esta com muito mais talento que antes, optou por usar duas paradas durante a corrida, usando o pneu médio, enquanto os outros parariam 3 vezes.  A esta altura da corrida, entre os carros da segunda, terceira, e quarta colocações, a uma diferença de 0.5 segundos, já do primeiro colocado para  segundo, que é uma RBR com o tri campeão Vettel, são 1.2 segundos.
 

Com 21 voltas, Alonso entra nos boxes novamente, pois não consegue acompanhar Massa, essa estrategia de ultima hora da Ferrari mostra que em mais um ano a Scuderia vai optar em priveligiar Alonso.  Mais uma volta, Sutil entra nos boxes, voltando em 4°, Vettel entra também e volta em 7°, porem Alonso fica a frente, já pela parada de uma volta antes. Massa para na volta 24, tem a parada mais rápida ate então com 21.s segundos, porem cai pra 4°, e faz a volta mais rápida, mas mesmo assim tem a corrida dificultada mais uma vez pela Scuderia.

Uma volta depois, Maldonado fica na brita, e a chuva começa a chegar em poucos pingos, as equipes se preparam para enfrenta - la.  27/58: Rosberg abandona, Raikonnen beneficiado com as ultimas paradas nos boxes, vem em primeiro e Hamilton em segundo, já Felipe Massa fica como mais rápido da pista dando o troco pra Ferrari, e atacando Sutil que esta em 5°.
31/58: Alonso esta com 0.2s de Halminton, o inglês  frita pneu para não deixar o piloto da Ferrai passar, o espanhol recebe ordem da equipe pra segurar a ultrapassagem, porem ja com asa aberta, ultrapassa por estar muito mais rápido na pista, já o piloto da Mercedes tem que parar nos pits por ter pneus gastos, esquecido esta Raikkonen em primeiro com 15 segundos de diferença para Alonso.

1:30:286, assim Alonso mostra a superioridade da Ferrai na corrida na volta 34, já a lótus faz o boxes do homem de gelo, que sai em 5°, so que no fim da volta 35 Raikkonnen garante os pneus  medios ate o fim da corrida. Com 37 voltas a Ferrari faz ao contrario de antes, Massa para primeiro por não conseguir pegar Sutil na pista. Este ultimo se tornou o nome da corrida por largar sem o pneu macio, e ter uma troca só de pneus ate então.
 

Felipe aperta Hamilton, o inglês defende, Massa coloca de lado, perde a curva, ganha a curva novamente e ultrapassa Hamilton na volta de numero 41. Já Alonso na frente vira 1’29, sendo as Ferraris os carros mais rápidos da corrida ate então.  Com 44 voltas Raikkonnen ultrapassa Sutil e os dois se digladiam pela primeira posição. Alonso na volta 46 mostra o porque as volta rápidas foram feitas seguidas, ultrapassa Sutil e vem atrás de Raikkonnen, Sutil aproveita e para, colocando o super macio.

Na volta 52 de 58, Webber vem a toda em 7° aproveita a briga de Sutil e Hamilton, e ultrapassa Sutil, caçando Hamilton. Sutil alias perde muito rendimento com os pneus macios no fim da corrida.  Na volta 55 Alonso, que mantinha 6s de diferença de Raikkonnen ( 10 segundo a menos que a 9 voltas atrás ), quase bate em um retardatário, lhe custando 2,5 segundos, já o homem de gelo vira a volta mais rápida, mostrando que mesmo sem pneus, esta com muito carro ainda.

Com o fim da corrdia, Kimi vence, Alono vem em segundo, Vettel em terceiro, Massa em quarto. Com dois pilotos em segundo e quarto a Ferrari sai na frente entre as equipes, Kimi que não estava tão cotado pra vitória mostra que a Renault esta em maior vantagem na Lotus que na RBR, e a Ferrari e Force India mostram ótimo rendimento na pista.
 
 
Fonte : Rede Globo de Televisão
Ass.: Renan Mendes
 

Nenhum comentário: