sexta-feira, 22 de março de 2013

Retrospectiva 2012 - Formula Truck

 Mais um ano de emoções fortes e grandes pegas, deu mais brilho ainda ao ano da Formula Truck, uma das principais categorias de corrida de caminhões do mundo. Com inicio no circuito do Velopark em Nova Santa Rita - RS, na tarde do dia 4 de Março, foram decididas 10 provas para o Campeonato Brasileiro, sendo uma na Argentina, e quatro dessas provas pontuando também para o Campeonato Sul Americano de Truck. Veremos então uma retrospectiva corrida apos corrida:

VELOPARK ( Nova Santa Rita - RS ), 4 de Março: Corrida começa com Roberval Andrade roubando a 1° posição de Beto Monteiro, Totti sobe uma posição, e Fittipaldi recebe uma boa pressão de Boessio. Com o passar da corrida,  João Maisto roda, e Fittipaldi vem em cima de Felipe Giaffone, pulando para segunda posição. Roberval com mais voltas perde a liderança para Beto. O inicio da corrida e de campeonato foi assim cheio de disputas com Salustiano, Fittipaldi, Boessio, e principalmente entre Totti e Beto Monteiro. Prematuramente ouve muitos problemas, catalizadores expostos, pedaços de carenagem na pista, sobrando para Regis Boessio que perde inúmeras posições por isso, todavia sem acidentes. Ao final Beto Monteiro vence com Felipe Giaffone em segundo lugar.

JACAREPAGUA ( Rio de Janeiro - RJ ), 1 de Abril: Despedida da Formula Truck do circuito de Jacarépagua. A largada deu com Fittipaldi na poli, Wellington Cirino e Danilo Dirani em segundo e terceiro respectivamente, Beto Monteiro largou em sexto e Leandro Totti em 8°. Logo na largada as Mercedes se enroscam e Beto Monteiro salta na frente abrindo vantagem ao resto dos pilotos, seu Iveco se manteve estavel a corrida toda, e a equipe trabalhou bem, garantindo a vitoria. o Segundo lugar ficou com Roberval Andrade, que protagonizou uma bela disputa com Felipe Giaffone, que acabou saindo da pista e do podium,  terminando em 7°. Com Andre Marques na terceira colocação ao fim da corrida, a MAN - VW sustenta a liderança na classificação das marcas.

CARUARU, Pernambuco, 3 de Maio: A única etapa do nordeste brasileiro foi em bom tempo, com o escaldante sol, mas sem muitos problemas devido ao calor. Wellington Cirino larga na poli position, com Giaffone e Leandro Reis em segundo e terceiro lugares respectivamente.  Beto larga bem, já Boessio tem muitos problemas. Durante a corrida ouve uma bandeira amarela somente após Diumar Bueno ter seu motor estourado, Felipe Giaffone teve perda de rendimento e quebra no meio da prova.  Uma das ultrapassagens mais lindas da prova veio das mãos de Debora Rodrigues em cima de Fred Marinelli no fim da reta dos boxes, já não da pra dizer o mesmo de Beto Monteiro que durante uma ultrapassagem em cima do carro numero 9, arranca um pedaço do paralama adversário. A equipe dos Reis foi a que mais teve problemas, tendo os dois caminhões fora da prova. Quebrando o tabu de nunca vencer em Caruaru, quando completou 15 anos de Formula Truck, Wellington Cirino vence de ponta a ponta sem dificuldades.

GOIANIA, Goias, 8 de Junho: No coração do Brasil, a 4° etapa da formula Truck ronca forte e voa baixo no autódromo Ayrton Senna. Leandro Reis, faz poli em casa com Felipe Giaffone e Leandro Totti em seu acompanho. Não durou muito a liderança de Reis, com problemas de caminhão Totti assume a liderança trazendo Giaffone junto, porem novamente Felipe perde rendimento e cai bastante. Zé Maria Reis e Geraldo Piquet protagonizaram o acidente mais grave do campeonato ate então, Piquet atropela Reis, trazendo bandeira amarela, porem ficou tudo ok com Piquet mesmo com a gravidade do acidente. O trunfo foi levado por Leandro Totti, com Wellington Cirino conquistando seu segundo podium consecutivo.
INTERLAGOS, São Paulo – SP, 5 de Julho: Na pista que mais se obteve glorias do automobilismo brasileiro, teve a largada do Grand Premio Petrobras, com Valmir Benavides larga na ponta, e já na entrada do S Beto Monteiro cola no seu companheiro, pressionado – o. Junto deles Wellington Cirino coloca por dentro e vem de cano cheio atrás dos Ivecos, porem espalha na curva, e André Marques assume a sua 3° colocação. Na mesma vez Beto Monteiro acaba errando a freada, roda na entrada do S, leva toques de Roberval Andrade e Wellington Cirino, saindo da pista, lembremos que ao lado externo do S é grama, o que dificulta e muito a volta de um caminhão a pista. Um dos nomes da prova foi Regis Boessi, na primeira volta ganha a posição de Jardim, logo mais adiante na prova, na reta dos boxes ganha a 4° colocação, sendo que largou em nono, ao mesmo tempo Dilmar Bueno faz a primeira parada nos boxes. Talvez uma curiosidade que há e poucos sabem, é que em algumas pistas, ou quase todas, a formula truck usa limitações de velocidades em reta, e na de Interlagos o limite é 160 km/h, por conta da freada do S, pois foi esse o calcanhar de aquiles de Felipe Giafonne que cruzou em velocidade maior, quando disputava a 4° colocação com Boessi.
Wellington Cirino e Muffato se tocam no miolo, ocasionando a rodada do Muffatão, Debora Rodrigues e Fred Barinelli protagonizaram uma belíssima disputa no S, porem a belíssima disputa venho ocasionar mais duas punições por velocidade na reta, é amigos não é Policia Rodoviária , mas multa também. Tendo uma bandeira amarela, a corrida tem sua relargada, com Leandro Totti a frente, seguido de Roberval Andrade, André Marques e Boessi. Já para o Muffatão, aquele não era o dia, pois rodou novamente no pinheirinho. Já Adalberto Jardim protagonizou foi um Drift, sedento de vontade pesca a 2° colocação e no entra do S do Senna retarda demais a freada, fritando os pneus no asfalto. Após varias rodadas aconteceram na pista, pela umidade que a mesma possuía da chuva que caiu. Outro fator que influenciou isso foi já perto do fim, Lendro Reis ter derramado óleo na pista. Assim no final da corrida, com a segunda vitória do ano , e a segunda em interlagos, depois de uma belíssima corrida, o Mercedes #78 aponta na reta, vem com o turbo zinindo, e Leandro Totti vence o espetacular Grande Premio Petrobras.
CASCAVEL, Parana, 9 de Agosto: A sexta etapa do brasileiro de Formula Truck começa com Beto Monteiro e Wellington Cirino lado a lado. Lembremos amigos, Cascavel possui a maioria das curvas a esquerda, o que pega pesado com os pneus, e além disso é o circuito brasileiro de maior media horaria, que possibilita um show a parte. E assim foi na primeira curva com Cirino vindo a frente trazendo Roberval Andrade e Boessi na cola, já Monteiro fica só no “OK” e vai parar no meio do pelotão. Totti empolgado e alucinado sai da 5° para a 3° colocação com o andar da corrida, já Mufattão tem uma quebra que o tira da corrida, é Mufattão não esta em seus melhores tempos, sorte pra ele na próxima. Entre quebras e paradas, Leandro Totti vem zunindo na reta dos boxes, e Roberval Andrade vem por dentro, tem a preferencia, Totti acelera reduzido só no sapatinho, entram no bacião, o perigo de Leandro sair da pista é enorme, mas é espetacular como Totti segura seu Mercedes e não deixa Andrade crescer, no bacião por fora, Leandro Totti mostra como se faz e arranca na frente de Roberval.  Adalberto Jardim já não teve a mesma sorte de quebrar e ir pros boxes como outros pilotos, seu  truck pega fogo, e se desmancha nas chamas, levando o Pace Truck a pista, com o piloto esteve tudo ok, nenhum ferimento graças a Deus. Como relatado antes, ao mesmo tempo das chamas no VW, Martins tem seu pneu furado no bacião, pelo alto desgaste que ocorre nos pneus do lado direito. Com a relargada a corrida fica emocionante com uma briga de cachorro  grande, Wellington Cirino e Leandro Totti nas duas primeiras colocações, ate que na reta oposta Leandro Totti vem a mais de 200 km/h e vence  Cirino na freada do radar no fim da reta. Deposi de Lenadro Reis ter o caminhão depenado, de Piquet assumir a 5° colocação, João Maistro teve que penar com as chamas que começaram na pista porem ele veio para dentro dos boxes, e graças a nosso bom senhor não sofreu ferimentos,. Na nova relargada Totti some na frente, enquanto isso ao longo da corrida Debora Rodrigues e Valmir Belavides, vem lado a lado, literalmente roda com roda, levando o publico ao delírio!! No final das contas Debora conseguiu a posição de Valmir. Com o para-brisa quebrado, chegando a liderança, após uma linda arrancada, Leandro Totti vence o Grande Premio Cristal, chegando a ponta do campeonato brasileiro. Pra fecha com chave de Gold, Fred Marinelli foi querer entrar no vácuo da Debora Rodrigues e sobe totalmente em cima de Renato Martins, na curva da vitória. Infelizmente a afobação de Marinelli o custou toda a corrida.
CORDOBA, Argentina, 14 de Setembro: Alem da fronteira do Brasil, os caminhões da Formula Truck aceleram com força total, atrás da vitória da ultima etapa do Sul-americano. Felipe Giaffone fez Poli e larga na frente, trazendo Leandro Totti e Wellington Cirino, mas já na primeira curva Roberval Andrade agarra a terceira posição deixando Cirino no vácuo, e ai fim da primeira volta Andrade pressiona com tudo Leandro, dando um toque de leve mas de intimidação. Nessa historia quem se da bem é Totti que escapa no meio da pista, já que Andrade toca a grama, e na primeira curva vem por fora e toma a 1° colocação no grande premio ZF AStronic. Já para Dirani e sua equipe a corrida foi mais uma frustração, como na prova anterior, em que seu caminhão quebrou e ele se viu fora da corrida. Roberval que já havia tirado o caminhão na grama, duas vezes seguida, na entrada da reta dos boxes, desta vez vai com as 4 rodas na terra, entregando de bandeja a sua colocação a Beto Monteiro. Em outro ponto da corrida vimos a equipe BF/ Mercedes ter um péssimo fim de corrida com seus dois caminhões quebrados, o que ocasionou uma Bandeira Amarela. Na relargada Totti dispara na frente, mas com 26:46 min tem pela sua esquerda Felipe Giafonne a todo turbo assumindo a ponta da corrida, saindo de traseira, colocando as duas rodas esquerdas na grama, deixando Totti vir por dentro da curva, então lado a lado os dois guerreiros tomam posição de ataque na curva da vitória, com a galera indo a loucura e Leandro saindo da pista tomando posteriormente um totó de Beto Monteiro. Se aproximando do final foi um show de quebras e problemas, Putti com peças voando, André Marques com um pneus rasgado, Roberval com quebra de motor, Debora com o turbo estourado, Totti com problema nos freios mas sem abandonar a corrida. Ruim foi para  Beto Monteiro, como a psit atava a essas alturas cheia de cacos de carenagem, seu pneu direito dianteiro estoura, vai para os boxes, troca, e perde uma volta, então vem para pista e no mesmo ponto tem o pneu esquerdo dianteiro estourado, o que terminou com sua prova. A essas alturas se confirmava o campeonato sul-americano nas mãos de Leandro Totti, que segue Felipe Giafonne na sua 16° vitória da carreira e Paulo Salustiano em segundo.
GUAPORÈ, Rio Grande do Sul, 11 de outubro: Mais uma vez no Rio Grande do Sul, os turbos dos trucks zunem nos pampas, porem com grande apreensão, durante os treinos classificatórios, Dilmar Bueno sofre um dos mais terríveis acidentes da Truck, desmancha seu caminhão em uma mureta de proteção, tem 52 fraturas, e foi encaminhado a hospital em POA, e logo após a Curitiba, fica nossa pensamento positivo para esse grande fera das pistas.  Na cidade de Guaporé, o Grande Premio Cristal, tem Boessio largando na ponta com Giafonne em segundo, Beto Monteiro em terceiro e Leandro Totti fechando os quatro da ponta. Valmir Benavides que faz uma ótima largada vindo de 10° para 6°, na metade da primeira volta. Leandro Totti que na torrada de pneus de Beto Monteiro tinha conquistado uma ultrapassagem, logo no começo da corrida, desta vez protagoniza mais um daqueles shows a parte com Felipe Giafonne. Durante três curvas disputam roda com roda ate que Giafonne tem que ceder lugar, para Totti pressionar o líder Regis Boessio, que mesmo assim mantem a tangente e joga Totti fora, que abre para Giafonne. Então ai começou as brigas de 2°, 3°, 4° e quinta colocação, com Beto Monteiro , Wellington Cirino, Leandro Totti, Roberval Andrade e Felipe Giafonne numa troca incessante de posições, saídas de pista, freadas retardadas e adiantadas e muita, mas muita pressão e turbo cheio amigos!

Após tudo isso uma Bandeira Amarela surge, na relargada Boessio vem na ponta, já Geraldo Piquet segue em sétimo, Totti em segundo seguido de Giafonne em terceiro, Cirino em quarto, Beto em quinto e Roberval em sexto. Mais a frente da corrida Totti vem na freada do “Radar”a toda por dentro, colocando meio carro a frente da Mercedes de Boessio , arrancando a 1° colocação, logo após Debora Rodrigues quebra, dando Bandeira Amarela. Na bandeira Verde, em altíssima velocidade Leandro Totti trás o pelotão de trucks, para André Marques, na entrada do radar tocar Luís Lopes, indo reto a barreira de pneus, abrindo uma nova bandeira amarela e fazendo um estrago sem tamanho no caminhão, na barreira e na pista, sejamos francos, era uma coisa que o André não precisava fazer, ele estava forçando uma ultrapassagem por fora estando preso no vácuo de Lopes.  Na relargada Boesso pressiona Totti, enquanto o pneu esquerdo de Beto monteiro explode no miolo da pista levando ele a mureta de proteção, automaticamente o Pace Truck vem a pista, pois a batida foi muito forte. A terceira relargada da a Leandro Totti uma confortável diferença a Regis Boessio, que passa na linha de chegada a 1.7s atrás de Totti. Totti vence mais uma etapa, além de ter tido a sul-americana nas mãos na corrida anterior, já quanto a Beto Monteiro ficou tudo tranquilo, so foi o susto, alias baita susto!
CURITIBA, Parana, 9 de Novembro: Pela segunda vez no ano em solo paranaense, a F TRuck se depara com um dos melhores circuitos do Brasil, em questão de traçado, estamos falando do Circuito de Curitiba, e sua famosa chincane no fim da reta principal. Na Largada temos a frente Luis Reis , Roberval Andrade e Felipe Giaffone. Mas como dito antes há aquele famoso S, que de cara já tirou Regis Boessio para a barreira de pneus após entrevo com Cirino. Alem desse entrevero com o decorrer da corrida Beto Monteiro e Felipe Giafonne dividem roda com roda, e numa tentativa de ultrapassagem Felipe toca em Beto , que força perdendo o controle e rodando na pista, sendo então abalroado e saindo da prova. O que marcou a etapa foi a incessante briga entre Felipe Giafonne, Beto Monteiro e Leandro Totti, que fez corrida de recuperação, pela sua classificação não tão boa. Mas a galera foi ao delírio quando Roberval Andrade, saindo do misto da pista tenta forçar pra cima de Totti, que segura firma o caminhão, Roberval tenta e tenta, colocando roda com roda literalmente, mas acaba perdendo segundos preciosos para ele, enquanto Leandro dispara para a vitória. Uma corrida de profissionais, Leandro Totti que largou nas ultimas posições, rodou na pista, caçou Beto Monteiro, Felipe Giafonne, Roberval Andrade e então a linha de chegada com sua bandeira quadriculada, levando na ponta dos dedos o Campeonato Nacional de 2012, logo após ganhar o Campeonato Sul Americano em Cordoba. Assim Leandro se mostrou que pra ser bom piloto não deve ter somente talento, e sim garra e força de campeão.
BRASILIA, Distrito Federal: A ultima etapa do ano de 2012 foi regada a muita, mas muita chuva. Assim o Grande premio Aurelio Batista Felings, tem na largada Roberval Andrade e sua Scania em primeiro, seguido de Leandro Totti, já sagrado campeão nacional em Curitiba, em terceiro Beto Monteiro e quarto Regis Boessio. A quantidade de agua na pista impossibilita ultrapassagens, Toti quem diga, poias ai de traseira duas vezes seguidas, é pressionado por Beto Monteiro, coloca no lado de Roberval , ameaça e chega junto. Cada caminhão da truck tem entre 3500 e 4000kg, e uma potencia de mais de 1000 cv, então imagine se pra segurar em pista seca é ruim, e na molhada? Pois Roberval não saberia responder essa pergunta coma pressão de Totti, no fim da reta principal, Andrade retarda demais a freada de seu Scania, abrindo para Leandro Totti assumir a ponta. NO mesmo ponto Muffato sai, João Almeto roda, deixando preocupação quanto a secagem da pista.
Mesmo com tudo Andrade reassume a ponta, mas Totti não deixa barato, pressioan ate que um problema elétrico leva Roberval para os boxes, assim Totti vem a primeiro e Beto Monteiro a segundo. Com o decorrer da corrida a chuva cessa e Leandro Reis ultrapassa Beto tirando o segundo lugar do piloto da Iveco. NO mesmo momento, com 14 minutos de prova, nos boxes, cumprem punições, Wellington Cirino, Almeto, Pedro Gomes, Tutti, Roberval e Pedro Muffato, todos por excesso de velocidade no fim da reta. Após isso, a direção de prova resolve colocar Pace Truck, pois a pista estava sem condições de tanta agua que tinha.
Com a relargada Totti mantem a frente junto de Leandro Reis, Adalberto Jardim vem com fome de liderança em cima de Beto Monteiro, e de lado vem Regis Boessio no encalço da briga, porem perdendo 2 posições com a bagunça. Em outra volta foi a vez de Wellington Cirino e André Marques se digladiarem, com Marques saindo longe na grama, no mesmo ponto em outra volta Leandro Reis tentando se defender de Monteiro, leva o caminhão fora d a pista perdendo três preciosas posições, par o Iveco e dois Volkswagen. Sacanagem foi o que Zé Maria vez com Leandro Totti, uma volta atrás ele tenta ganhar essa volta, mas tira Totti da pista, sobrando ela livre para Adalberto que assume a liderança, após já ter ultrapassado Beto Monteiro. Ai então começou a briga bonita, Totti se recupera, vem na curva da vitória colado em Jardim, que usa toda a pista possível, já Totti freia bem na curva e vem por dentro, para não bater em Adalberto, Leandro torra os pneus e Monteiro vem juntinho deles. Na outra curva então Totti vem por dentro, lado a lado com o Volks amarelo ganhando a posição e trazendo no vácuo Beto Monteiro, que faz um sanduiche de Adalberto Jardim. Os três traçam um final de prova eletrizante brigando pela vitória, ate que Adalberto sede a pressão e erra uma curva deixando Beto passar com 9 minutos de provas. Assim Totti vence a ultima prova, trazendo junto para a festa Beto Monteiro e Adalberto Jardim.


Fonte: Rede Bandeirantes de Televisão/ Tv Truck
Ass.: Renan Mendes

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