Sepang/ Malasia - Formula 1 - 24 de Março de 2013
Em mais um ano a formula 1 rasga as grandes retas do circuito de Sepang, em Kuala Lampur na Malasia, sendo a segunda pista na primeira turnê do ano na asia. O circuito é famoso pela chuva que é torrencial nessa época do ano, lembremos do ano passado como exemplo, em que ela foi muito alem do que torrencial!!
Em mais um ano a formula 1 rasga as grandes retas do circuito de Sepang, em Kuala Lampur na Malasia, sendo a segunda pista na primeira turnê do ano na asia. O circuito é famoso pela chuva que é torrencial nessa época do ano, lembremos do ano passado como exemplo, em que ela foi muito alem do que torrencial!!
Na poli Sebastian Vettel traz Alonso na
primeira fila, a chuva, como mencionado antes,é normal da Malasia, e enxarcou a pista em minutos antes. No apagar das luzes Vettel
segura a posição, Alonso escapa e tem a asa dianteira esquerda danificada, Felipe perde 2 posições que Webber pega, Alonso com a asa dianteira arrastando,
tem ela quebrada e espedaçada na reta principal durante a abertura da volta numero 2, caindo na caixa de brita, já
trazendo bandeira amarela.
Sem safety car na outra volta a
pista é liberada na terceira volta, Rosberg coloca ao lado de Button durante
três curvas, ate que a Mercedes assume a 4° posição. 5/56, a
Caterham ultrapassa a Mclaren, coisa difícil de se ver, ao mesmo tempo começa a
dança das cadeiras no boxes, com a roca de pneus intermediário para o slick, o
que acho loucura pela umidade da pista.
Hamilton comete uma gafe
gigantesca, na hora de trocar os pneus na volta 8, para no antigo boxe da
McLaren, mas que isso Lewis você já trocou de equipe nenê!!!!
Nos boxes também
Caterham bate em uma STR tendo quebra de asa. Webber foi quem acertou
estratégia, ficou mais duas voltas com o intermediário, e após trocou os pneus,
quando a pista estava seca mesmo, além disso ele opta pelos pneus duros,
ficando em 1°, trazendo Vettel atrás na volta 11 com 7s de diferença.
Raikkonnen que não teve uma boa
largada, tenta demais ultrapassar Sergio Perez, coloca de lado, cola na
traseira mas não tem como. Na 13° volta, Rosberg faz a melhor volta ate então
com 1’43:775, e Felipe Massa já começa se preocupar com Grosjean que vem em 7°,
e a direção de prova deixa pra investigar o acidente de Pic e a STR para o fim
da corrida, pois naquele momento Pic saiu porque foi liberado pela equipe, não
sendo erro dos pilotos.
Com 15 voltas a Mercedes já
começa a encostar na RBR, já o radio da Scuderia diz para Massa que não desgaste os
pneus , enquanto os radares indicam que a chuva esta vindo. Raikkonnen depois de
muito insistir consegue abrir a asa e ultrapassar Perez com 16 voltas de prova.
20/ 56: Webber o líder da prova para nos boxes para trocar antecipadamente,
porem ele tinha pneus mais duro, mudando o que parecia seu plano A, será que
para dar lugar a Vettel na corrida?
Vettel vem a primeiro com isso. Uma volta após Massa e Grosjan voltam a
brigar só que nos boxes, e Sutil tem problemas na parada, não conseguindo sair,
bom foi o Hamilton que não errou o boxes de novo .
23/56: Temos Massa, Grosjean,
Hulkemberg e Raikkonnen brigando pela 6° posição, enquanto na frente Hamilton
começa chegar em Vettel, e nos boxes Sutil ainda esta com o carro intacto com
problemas sérios, ocasionando a saída do carro da corrida. O jogo de equipe
começa a transparecer, Hamilton esta chegando mais a Vettel, que chama no radio
a equipe e pede pra ela tirar Webber da frente, justificando que ele esta
lento, e recebendo um categórico não. O carro de Sutil ate tenta sair de volta
pra corrida, mas não consegue. Ate ai são 30 voltas completas, e a diferença
entre os pilotos da frente são de mais o menos 1.5s. Perez que tinha sido
apertado por Raikkonnen, agora é ele que aperta o piloto da Lotus, enquanto lá
atrás bem atrás a Marusia e a Caterham brigam lindamente nas 3 primeiras
curvas, fazendo um X pela 17° posição, vencendo a Marusia.
Mais duas voltas os lideres param
nos boxes. Vettel para mas sai atrás de Hamilton e Rosberg vem em cima em cima
dele. 35/56: se não fosse a McLaren estar com carro ruim, Webber não teria
passado Button que estava em primeiro, porque fritou pneus e tudo mais,
enquanto essa briga vinha na ponta, la atrás Hulkemberg se digladia segurando
Raikkonnen desde o boxes, além disso Button foi mais uma vitima dos boxes
ruins, apagando no meio dos boxes com uma roda solta. Quem ganha com tudo isso
a 37/ 56 é Massa que vem a quinta posição.
Na asa Vettel ultrapassa Hamilton
em 39/56, Webber vira melhor volta com 1’40:889, como pedido pela equipe, até
então os lideres tem 3 paradas feitas já e pneus duros e médios. A Lotus foi a
roda presa da corrida, os dois carros atrás da Caterhan e da Sauber sem
conseguir seguir a frente, até que depois de muita luta, rodas lado a lado,
bravamente atacando Hulkemberg, que segura o homem de gelo durante muitas e
muitas voltas, consegue subir mais uma posição. Vettel para nos boxes porem
coloca pneus macios faltando 14 voltas, sendo que o pneu dura 10, o que será
que vai dar?
Webber para na 43/56, e na hora
de sai mais do que colado em Vettel, quase se tocam, Vettel coloca de lado e
lado, mas Webber segura mas Vettel abre a asa na reta oposta, vale a ponta do
campeonato, Vettel abre a asa mas mesmo assim não é suficiente, Hamilton
aproveita e faz o mesmo com Rosberg na reta principal, após ter perdido a
posição na reta oposta. A próxima volta o talento pega solto, meia pista, foi
suficiente meia pista para Vettel ultrapassar Webber, uma briga que venho desde
a reta principal, com vários X’s e roda lado a lado, ultrapassando por fora
após Webber perder tração, na mesma Rosberg ultrapassa Hamilton do mesmo jeito
no mesmo ponto de antes. Com 47 voltas Pastor mais uma vez sai da pista e
abandona, e Webber pressiona Vettel, em quanto Rosberg briga com Hamilton,
ambos chefes da equipe Mercedes e RBR ficam perplexos sem saber o que fazer,
pois querem seus carros inteiros no fim da corrida. Raikkonnen entra nessas de
briga desde o começo da corrida, se pegando com Perez de novo, só passando a
reta principal, Massa que é experto passando Perez por fora na 2° curva após a
reta principal, foi que foi que ate na reta oposta ele passa com a asa o carro
de Raikkonnen.
Faltando 6 voltas a choração
corre solta na pista, já não bastava a de Vettel dizendo que Webber estava
lento, agora Rosberg reclama de Hamilton, com Ross Brawn dando uma senhora mixada
em Rosberg. Além dessa briga boba das Mercedes Felipe vem na 7° posição tirando
5 segundos em duas voltas em relação a Grosjean.
54/56: o que ninguém imaginava
era Felipe conseguir tirar 10 segundos de diferença em 5 voltas para Grosjean,
ultrapassando ele, e ficando a 4 pontos de Alonso no campeonato. Em quanto isso
Nico quer atacar Hamilton que “esta” lento, mas ganha mais uma resposta
enérgica de Brawn que manda o alemão “trazer o carros para casa” da forma que
tão. Button escolhe então parar e abandonar, e Perez sem saber porque para e
troca pneus, faltando uma volta, pra que isso?
56/56: Vettel vem na boa pra
vencer e assumir a liderança do campeonato, com Webber em segundo, Hamilton em
terceiro e Rosberg em quarto, Felipe é quinto. Agora fica a pergunta ser que a
troca de estratégia para Webber no começo da corrida foi programada?
Fonte : Rede Globo de Televisão
Ass.: Renan Mendes
Nenhum comentário:
Postar um comentário