segunda-feira, 16 de julho de 2012

GP da Inglaterra - Formula 1

Silverstone GP – Formula 1 – 08/07/2012

                Mais uma vez a formula um volta a um de seus berços, Silverstone na Inglaterra. Incluso no calendário desde 1950, a pista foi um grande campo de batalha, onde os britânicos veneraram  pilotos como Graham Hill, Jeson Button e Nigel Mansel. Durante treinos classificatórios a chuva venho, já como esperado, porem mais forte do que precisava. A saída dos boxes foi feita com pneus intermediários ( alais para a corrida foram escolhidos Intermediários, De Chuva, Slicks Duros [ médios ] e Macio ), o que na verdade foi um grande erro, os tempos ficaram em torno de 1’48.000, alguns pilotos arriscaram o pneu de chuva logo no Q1, e fizeram certo, no Q2 a chuva aumentou, o suficiente para Massa, Schumi, Alonso, Raikkonen e demais pilotos errarem. Enfim a direção de prova as 10:30h da manha pelo horário de Brasília, resolveu dar bandeira vermelha e só relargar o Q2 quando a pista tivesse em melhores condições



Com tempo aberto para a primeira parte da corrida, o pneu foi escolhido senod o polo Alonso usanso o Duro. O tempo é grande fator pois pode mudara qualquer hora, depois da aguarada dos trienos a pista na hora da largada, a pista estava com 31 graus centigrados. Apaga-se as luze vermelhas, Alonso vem pra direita por dentro da curva, Felipe ataca e ganha uma posição, Weber vem em segundo, Hulkenberg fura um dos pneus e cai mais ainda, schumi mantem a terceira posição e Bruno Senna sobe de 13° a 8°.  Na segunda volta Hamilton, Raikkonen  e Perez brigam em três curvas lado a lado, quase se tocando, nos s depois da reta Felipe tenta ultrapassar Schumi, e Vettel vem pra ultrapassar, Felipe segura o 4° lugar durante toda  a 4 ° volta, e na mesma volta Paul Di Resta tem de abandonar, pois um pedaço de carro fura um dos pneus e prejudica a suspensão. Felipe ataca Schumi, e vettel vem atrás, Schumi segura a Ferrari mesmo com a Scuderia trazendo a asa aberta na 7 volta, e so consegue pegar a 3° posição na 11° volta abrindo a 12°.

12/52, Madonado toca com Perez, que fica na contramão e para, Madonado fica na pista com o pneu furado, em Monaco os dois já tiveram problemas, da mesma forma ate, com Maldonado atirando o carro pra cima de Perez que tentava um ultrapassagem limpa, na volta 14/5 a Ferrari trabalha bonito pra Massa no pit, voltando a frente do Alemão, pressionando Ricciardo em 10°. Alnso para em 16/52 e volta  com pneus duro novamente, pois este da vantagem ao carro, 19/52, Alonso coloca de lado três vezes em Halminton, a Ferrari ta mais veloz e consegue ultrapassagem, que perde a uma curva depois e recupera novamente no final desta. 24/52 schumi, raikkonen e halminton briga pela 5° posição colados um ao outro, com Raikkonen ultrapassando, e Hamilton recebendo radio para ultrapassar porque os pneus teriam muito desgaste, Schumi cai a 7°, e 5 voltas depois Hamilton volta aos boxes, colocando o pneu duro pra ter melhor rendimento.


Button vem na 32/52 com a asa aberta em cima de Hamilton ultrapassando-o e trazendo Grosjean, que não pode ultrapassar na hora, Vettel vem pros boxes e Massa vai a 4°, e duas voltas depois Kobayashi e Shucmi briga pela 6° posição, com o Alemão fechando todas as portas possíveis de ultrapassagem. Alonso troca para pneus macios em 38/52 e weber encosta, Kobayashi entra muito rápido nos boxes e perde o controle derrubando 4  mecânicos, um deles teve pequenos ferimentos na perna. 46/52 Weber vem colado em Alonso tirando 1s de diferença, na volta seguinte Weber abre a asa mas Alonso defende categoricamente, diminuindo a diferença pra 0.3s, mais duas voltas Weber vem por fora depois da reta dos boxes, trava os pneus e Alonso tenta segurar, Weber da mais potencia com pneus melhores e passa longe. Bruno Senna a uma volta do fina ultrapassa Hulkenberg, conseguindo a 9° posição, e Mark Weber vem em 1° vencendo a corrida, com Alonso em 2°, Vettel em 3°, Massa em 4° e Senna em 9° pontuando pela primeira vez esse ano, e Massa retornando a frente.



Fontes: Rede Globo de Televisão

Londrina - Stock Car Brasil


Londrina – 5° Etapa – 01/07/2012 – stock car brasil

                Com um calor forte a temperatura dentro dos carros chega a 65 graus, o asfalto possui muita aderência diferenciando do anos passado.

                        Na largada caca Bueno larga muito bem, Luciano Burti que vem em segunda posição vem lado a lado com Tiago Camilo. Xadinho negrão acaba cruzando a chicane, e caca Bueno já abre uma boa diferença pros outros. 35:48 Daniel serra ultrapassa por dentro Thiago Camilo assumindo a terceira posição, queimando um botão de ultrapassagem, uma volta após Tiago retoma a posição na mesma curva que perdeu, Tiago fica somente com um push to pass. Atila ganha posição sobre Alan Kodhair na reta principal sem problemas em 33:20, mostrando a ajuda que o push to pass da ao piloto. Com 23:28 o pneu traseiro de caca começa a desgasta, o radio chama e pede pra ele “caprichar”, e Daniel Serra começa novamente a apertar Tiago Camilo, que tem somente um botão de ultrapassagem, Alan Khodair vem a assumir a 5° posição em cima do Ricardo Mauricio, 20:59 Ricardo retoma a posição, um foi na reta principal e outro na Oposta.
                     Alan Kodhair depois dos 20 min tem um pneu estourado e fim de prova. Alceu Feldemann ultrapassa dois carros em uma curva so o que em Londrina é extremamente difícil, Valdeno Brito ultrapassa Ricardo Mauricio que luta pela retomada da posição, Valdeno já vinha de uma corrida de economia de pneus, isso a 12 min do encerramento. Daniel Serra sente que o carro sai de frente, e Andrea Matheis pede pra ajustar as barras estabilizadoras, diferentemente do Caca que reclama do carro sair de traseira e coloca o freio pra frente. Faltando 5 minutos pro final a corrida entra na parte critica, quando os pneus estão muito gastos já, e sobram poucos botões de ultrapassagem.
                      Caca segue na ponta economizando pneus, Daniel Serra pressiona Thaigo Camilo que não tem mais push to Pass, Thaigo defende, Valdeno pressiona Daniel dando totós, e Ricardo Mauricio e Marcos Gomes vem na mesma tomada, Camilo defende e segura os 4 pilotos. Na volta seguinte Mauricio toma a posição de Valdeno, faltando 0:52 min, danei ultrapassa por fora na reta principal, chegando na terceira posição, Valdeno pressiona Ricardo Mauricio, que Thaigo Camilo segura, mesmo com o carro muito inconstante. Caca, Burti e Daniel Serra garantem o podium, já Camilo, Valdeno, Ricardo Mauricio e Marcos Gomes batalham em todas as curvas, ficando Thiago, Ricardo, Valdeno e Marcos Gomes na grade final. Merecida vitória de Caca, ele liderou de ponta a ponta com muita tranquilidade e pericia, sabendo economizar bem os pneus, e não sofrendo ataques de Burti.


Fontes: Rede Globo de Televisão

Lowes - Sprint Cup 2012


Charlotte/ Lowes400 – Sprint Cup – 2012

                Novamente a NASCAR vem a mais um de seus épicos circuitos, Charlotte em Lowes, onde alias, se encontra hoje o museu da NASCAR, uma ótima opção de visitação e entretenimento a quem vai a Lowes. Biffle e Kasey Kahne foram as grandes estrelas da corrida, ficando a vitória com o segundo piloto, que deu um show a parte durante as 400 voltas de Charlotte.

                Largando nas primeiras posições, Ambrosio e Almirola, colocam os carro da Petty Motorsport na poli e também na liderança da primeira parte da corrida, deixando os Toyotas e Chevrolets, dominantes na temporada para trás. Com 4/100 Almirola troca de posição com Ambrosio, que perderia a ponta na volta 10/400 para Greg Biffle que vinha muito forte de terceiro lugar.

                122/400: Durante o primeiro quarto de corrida, tudo foi tranquilo, Kyle Busch vinha fazendo uma espetacular prova, vindo da 17° posição na hora da largada, assumindo temporariamente a liderança, e trazendo consigo Ambrose em 2° e Biffle em 3 °. Duas voltas depois Greg assume a segunda posição, começando a derrubada dos carros da Petty, mais três voltas (127/400 ) Biffle já assumia novamente a ponta de Charlotte.

                Até a volta 191/400 novamente a corrida se mostra calma, porem Busch começa a batalhar com Biffle pela 1° posição ganhando-a, a essas alturas os carros da P.M.R. ocupavam 8° e 12° posição. Algumas voltas após ( 214/200 ), passando da metade da corrida, Jimmy Johnson que não largara bem novamente, ocupava 4° lugar, e além disso já haviam sido dadas 4 bandeiras amarelas e 14 mudanças de lideres. Três voltas depois Greg Biffle sustentava a ponta com a pressão de Kasey Kahne em segundo lugar, mal sabiam todos que Kasey Kahne seria o nome da corrida de Charlotte, Ambrosio com problemas na suspensão para nas garagens perdendo posições.

                223/400: Com parada nos pits sob bandeira verde, Cassil #83 lidera ate 6 voltas depois Biffle novamente assumir a ponta, Matt Kenseth que fazia corrida mediana começa a ter problemas e fica 1 volta atrás de Biffle, o líder. A 281/400, a corrida vem mostrando realmente a tranquilidade dessa temporada em relação as bandeiras amarelas, que ano passado ultrapassaram o numero de 60 durante toda a temporada, Kasey Kahne consegue fazer com que Biffle ceda a pressão, e assume a liderança, Danica Patrick faz seu trabalho trazendo o carro em 32°, Tony Stewart dono da equipe de Danica deixou bem claro que não seriam boas posições que valeriam a piloto, mas sim trazer o carro intacto ate o fim da corrida.

                318/400: Já se passa o 3° quarto de corrida, Kasey e Greg vem na ponta, na entrada da volta Biffle ultrapassa segurando a ponta, toma uma boa resposta de Kahne por fora, e assume a liderança novamente por dentro da curva 3, fazendo a corrida esquentar pela primeira posição. Duas voltas após surge a 5° bandeira amarela, trazendo os carros para os pits, e ate mesmo la dentro ouve disputas, entre Calr Edwards e Kasey Kahne, fazendo com que o carro #99 perca muito tempo. Seis voltas depois (326/400 ) é dada a novamente a bandeira verde Danny Hamlin #11 e Dale Jr. #88 vem nas primeiras posições batalhando durante as curvas 2 e 3 lado a lado, Kasey Kahne aproveita e da um baile em J.J e Buschinho, ultrapassando os dois por fora.

                69 voltas para o final: Kasey Kahne chega forte em Denny Hamlin, joga pressão em cima do numero 11, e o ultrapassa, reconquistando a primeira colocação e abrindo boa diferença para o carro da Toyota. 365/400, a corrida entra na sua parte final, e sempre mais dramática, as primeiras posições se dão assim: 1° - Kasey Kahne, 2° - Denny Hamlin, 3° - Greg BIffle, e em 4° lugar Kyle Busch.

Algumas voltas após a briga pelo luck dog vinha entre J .J. , que caiu muitas posições por um erro nos boxes, e Matt Kenseth, na espera de uma nova bandeira amarela. Já 24 voltas após (389/400) Greg Biffle entregava a posição a Busch, e a corrida se aproximava para as ultimas e desesperantes 10 voltas que ,mostraram a américa e o mundo a superioridade de Kasey Kahne em Charlotte, confirmando mais um vencedor diferente na NASCAR nessa temporada.


Fontes: Fox TV; Canal 28; Sky

Pocono 400 – Sprint Cup – Nascar 2012

                Mais uma vez a Nascar coloca suas rodas no circuito de Pocono. Para quem não o conhece, Pocono possui tres curvas baseadas em tres circuitos distintos da Nascar. Em particular esse ano a direção de prova resolveu realizar 400 milhas, diferente do tradicional de 500 milhas, pois o publico reclamava muito a longuíssima duração da prova.


                 Kurt Busch, na corrida anterior foi punido por destratar um repórter, e ficou fora dessa prova. Logo no inicio da prova carro #83 bate em Almendiger ( #22 ), causando  a primeira Bandeira Amarela, envolvido esteve o carro #56, que perdeu um pedaço da carenagem, porem após a colocada de poluriteriano para tapar o rombo o carro volta  pista. 6/160 há a relargada com Joe Logano a frente seguido de , Ambrossio e McMurray. Com mais três voltas Montoya bate na saída da curva 2, seu carro sai de traseira e ele perde 5 posições. Ate a volta 40/160, a corrida se mostrou tranquila, com Dale (#88) liderando a prova, e Jeff Gordon abrindo a janela de paradas am bandeira verde duas voltas após.
Bobby Labonte tambem correu nessa prova no 43° lugar, que é exclusivo a veteranos.


               
76/160 – Após B.A., a relargada com McMurray em 1°, e Kyle Busch cumprindo punição. Jimmy Johnson quase erra a entrada dos boxes para cumprir sua punição, indo a grama. As confusões começariam por causa dos boxes, tendo já mais de 7 pilotos cumprido punições por excesso de velocidade nos boxes. A Nascar colocou 7 medidores de velocidade nos boxes, isso resultou tantas punições que prosseguiriam com o decorrer da prova. Carro #34 fura seu pneu, McMurray, aproveitando a B.A. para pra colocar combustível priorizando sua estratégia. A relargada vem em 83/160, com Greg Biffle, líder do campeonato ate então liderando, os parâmetros da corrida ate então eram de 4 Bandeiras Amarelas, melhor tempo de Matt Kenseth com 0’52.018, e 209,4 mph ( 335, 04 km/h ). As brigas se tornam intensas, em 87/160 Gordon briga com Clint Boyer pela 10° posição, ultrapassando-o por dentro, também em 93/160, Kenseth ultrapassa Biffle pela liderança, deixando o carro #16 a mercê da pressão de Dale Jr, que 3 voltas depois ultrapassa Greg e começa a pressionar Matt Kenseth. Na volta seguinte ( 97/160 ) Gordon deixa Harvick para trás, e Tony Steart aproveita vindo rapidamente para cima do carro #29, o ultrapassando também, já em 10° Kyle Busch tem problemas no motor tendo que para nas garagens.

                 Era então o dia das punições na NASCAR, já se acumulava 10 punições em 100/160 voltas. Greg Biffle #16, cai 3.0s atrás do líder, estando em 3° lugar, e duas voltas depois eles param sob Bandeira Verde, sem bandeiras amarelas o combustível estava “só no cheiro”. Assim duram 8 voltas a janela dos pits, colocando Dale Jr. na ponta da corrida que e 114/160 começa a ceder a pressão de Matt Kenseth e Mark Martin, porem os retardatário foram a salvação do numero 88, causando um baita trabalho a Kenseth. 125/160: 20 carros permanecem na volta do líder, quando uma nova bandeira amarela acontece, os lideres param e Hamlin perde inúmeras posições pelo pit muito demorado, caindo a 10° colocação. Quatro voltas após a bandeira verde tremula, Logano pula a frente, J.J. toma toques de Ambrosio e perde três posições, os carros #88, #29,#17,e #14 vem lado a lado, aproveitando a larga pista de Pocono, a briga foi tão intensa que Matt Kenseth #17 teve de tirar o pé após tocar de lado com Stewart # 14, evitando uma nova B.A.. Então uma nova punição aparece na corrida obrigando a Brad Kaselowski passar nos pits.

                Faltavam 27 voltas para o final, e a corrida em Pocono estava eletrizante, a grande largura da pista permitia brigas constantes de posições entre mais de dois carros, tanto que Gordon começa atacar Kenseth pela 6° posição, segurando durante uma volta, mas tendo de ceder a posição e caindo em uma briga maior com os carros #14 e #5, que fazem uma volta inteira colados lado a lado sem ultrapassagens. Três voltas depois alguns pilotos param para colocar combustível e suportar ate o final das 400 milhas, enquanto na pista Kasey Kahne toca o muro na saída da curva 2 e fura um pneu, provocando mais uma B.A., os 15 primeiros carros não param nos boxes. 18 voltas para o final: Logano relarga pela direita ( lado de dentro da pista )com Martin ladeando-o, porem Tony Stewart vem por baixo, Mark repele seu ataque e o “Smoke” sobra aos ataques de Matt Kenseth. Em 149/160 uma nova bandeira amarela, por pneu furado aparece,  os carros que não haviam parado aproveitam a oportunidade. A bandeira amarela permanece ate 8 voltas para o final, quando Logano, Mark, Matt e Tony relargam na frente. Mark Martin vem por fora rapidamente, Tony cai para 4°, e Matt Kenseth acaba tocando no muro da curva 2, colando em J.J. que vem em quinto, resultado de uma boa corrida, alias tão boa corrida que 3 voltas depois Johnson chega em Denny Hamlin que estava em 4° e prepara ataque também a Stewart que segue em 3°.


4 voltas para o final: A corrida esquenta com as ultimas voltas, Mark Martin que havia ultrapassado Logano, recebe um “totó”, e Logano o ultrapassa por dentro, essa seria a manobra da vitória pois Mark Martin não quis revidar. Como dito antes, J.J. ataca Hamlin, ultrapassa-o e vem forte atrás de Tony, porem a grande diferença segura Jimmy Johnson em 4° lugar. Logano vence, trazendo consigo Mark Martin, Tony Stewart e Jimmy Johnson. O pódio se torna o céu do piloto mais jovem da Sprint Cup, que estava com seu contrato ameaçado se não ganhasse nenhuma corrida esse ano. Devemos aplaudir Joe Logano, Tony que foi o ultimo campeão da Sprint, e também Jimmy Johnson que fez uma corrida ótima depois de má classificação, mas sim aplaudir Mark Martin, que com seus mais de 50 anos poderia ter revidado o ataque de Joe, mas ele velho veterano entendeu que ali estava um jovem promissor, como ele foi um dia, e abriu as portas do sucesso para Joe Logano .


                 

               

Gp de Valencia/ Espanha - Formula 1 - 2012

Velencia/ Grande Premio da Europa – 24 de junho de 2012
Treinos Classificatorios: Com forte calor do verão europeu, a pista de Valencia, mesmo sendo a beira mar se torna uma grande “chapa quente” para os pneus da formula 1 e praticamente nenhuma possibilidade de chuva é cotada para o Grande Premio. A primeira seção do classificatório teve poli com Maldonado, seguido de Di Resta, Vettel se torna um azarão ficando em 14°, e os brasileiros vindo em 7° ( Felipe Massa ) e 10° ( Bruno Senna ). Abrindo o Q2, as Ferrari’s se mostram com pouca aderência com o pneu super. macio, obrigando a por exemplo Felipe Massa colocar pneus Macios, o que por pouco não lhe custou uma boa chance de posição no Q2, mesmo assim no fim desta seção Alonso estava em 11° e Massa em 13°.  Maldonado vinha andando muito forte tirando poli (1’35.475) no Q2 com 30s de diferença de Grosjean, que ficou como segundo melhor tempo da 2° seção com 1’38.504 a 1:35 min do final do Q2, já Michael Schumacher fica em 12° atrás de Alonso, e Bruno Senna em 14° logo atrás de Massa. Na ultima seção (Q3) para a super poli, Grosjean tira melhor tempo na casa de 1’38, então Maldonado o supera, e então Hamilton mostra toda a força de sua McLaren, porem nenhum dos três esperavam que Sebastian Vettel saísse dos boxes faltando pouco mais de um minuto pro final da seção, e o alemão mostrou porque foi campeão nos últimos dois anos da Formula 1, cravando exatos  1’38:086, arrancando a poli position de seus outros três colegas.

Após vitória espetacular de Luis Razia na gp2, ultra passando 2 em uma curva nas ultimas voltas, o f1 tem seu inicio em Valencia com Vettel em primeiro, Hamilton segundo e Maldonado em Terceiro. Calor de mais de 30 graus castigou os pilotos, e trouxe uma estratégia de mais de 2 paradas, o que seria obrigatório para a temperatura, Vettel larga bem e Hamilton força a segunda, Maldonado perde a posição pra Grosjean, Felipe espalha e perde posição e ganha três, Alonso pula a nono. Massa se faz muito agressivo em cima de paul Di resta, quase ultrapassando ele após a reta depois da ponte, Hamilton esta devagar talvez por uma economia de pneus. 10/ 57 Grosjean ultrapassa Hamilton, e Kobayashy vem forte encima de Halminton.11/ 57 abre a primeira janela de paradas do pit, para troca de pneus. Após troca de pneus Fernando ataca todos os que consegue na busca de novas posições, vindo a 6° posição e Senna tenta o acompanha. 20/57 Kobayashi toca Bruno Senna que roda na pista, o japonês bate no muro e em Senna, que cai a 22° por um pneus estourado.  25/57 Senna tem de pagar punição pelo acidente de antes. 28/ 57 b.a no segundo setor, Kovalinen estoura um pneu, quando tocado pelo Vergne da STR ( que após parou ), atacado bruscamente, assim entra o Safety Car. Grosjean aproveita e vem pro boxes antes de todos, seguido de Hamilton, Alonso, Maldonado, Raikkonen. 33/ 57 vem relargada, Alonso ultrapassa Grosjean, assumindo a segunda posição, brigando pela vitória, Massa é tocado por Kobayashi, fica com problemas, Vettel também tem problema, e para no aio da pista, abrindo B.A. em alguns pontos da pista. 36/57 Alonso é o primeiro, Grosjean segundo, Massa volta a pista bem lá atrás. Kobayashi fica fora, e o acidente com Massa vai para investigação, como foi com Senna, e Hamilton também por ter ignorado B.A. 40/57 Kartekhian recebe punição por velocidade alta nos boxes, Grosjean tem problemas e também para a 17 voltas do final, com problemas hidráulicos na caixa de cambio. 48/57, Ba no ultimo setor. 55/ 57, Hamilton trava mas segura a segunda posição e Raikkonen vem atrás forte, e ultrapassa, e Hamilton fica ao ataque de Maldonado. Maldonado força depois de abrir a asa, e Hamilton tenta defender muito forte enrrosca as rodas, Maldonado coloca o carro em cima e Hamilton que bate, Schumacher vem a terceiro. B.A. na 57/57. Mesmo com todas as limitações que a Ferrari possui, sem velocidade em reta, sem boa tração, Fernando Alonso mostra que é o piloto mais completo de sua época, por mais excêntrico que seja, esbanja talento. Para uma nação que esta afundada em crise como a Espanha, ver seu filho de coração,2 vezes campeão mundial vencer em casa, foi o levante de esperança que precisavam, e emocionado Alonso vibra e chora no seu cockpit como nunca fizera antes. Além disso Schumi volta a um pódio, depois de 7 campeonatos mundiais e de ter quebrado todos os recordes, ele desbanca com mais um sendo o piloto mais velho a voltar a um pódio, mostrando que nem mesmo a idade de mais de 40 anos ofusca seu brilho e talento. Completou-se assim mais uma temporada da formula um tendo Alonso em 1°, Raikkonen o “homem de gelo”, retornando também aos pódios depois de uma temporada na NASCAR, em segundo e Michael Schumacher em terceiro.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Gp de Montreal/ Canada - Formula 1 2012


GP de Montreal / Canada – Formula 1 – 10 de Junho de 2012

                Mais uma vez a F1 repousa sobre o asfalto das américas, e justamente em um dos circuitos mais badalados da competição. Montreal no Canada, circuito de chicanes difíceis, curvas desafiadoras e uma reta de 600 m que convida o piloto a pisar fundo.

O ano de 2012 esta sendo atípico para a competição, seis competições, 6 diferentes ganhadores. Para a Ferrari o circuito é ótimo, as Ferraris tendem a ter os freios sempre mais quentes que dos outros carros, o que é essencial para o Canada, porem uma boa economia de Pneus é crucial, ainda mais em um GP com bastante calor como Montreal, a temperatura da pista beirou 45 graus centigrados. Ponto de discussão foi os “buracos” no fundo da RBR, a critica disse que foram eles os responsáveis pelo bom desempenho em pista dos carros, pois Mark Webber indignado tapou os buracos de sua RBR, e juntamente Vettel, que provou que o carro é bom mesmo sem eles tirando a poli – position. Na grade de largada figurava o líder do campeonato Fernando Alonso em 3°. Alonso lidera o campeonato com 76 pnts.


1/70 – Vettel e Halminton largam bem sem perdas de posições, Massa e Rosberg brigam roda a roda, Rosberg defende as 2 primeiras chicanes, e por poucos metros Massa não o ultrapassa na reta, a asa ainda não seria usada nessa primeira volta. Já na volta 2/70, Felipe, na reta principal e sem abrir a asa ( DRS ) consegue ultrapassar Rosberg, que duas voltas depois receberia mais uma ultrapassagem no mesmo ponto, Vettel abre a diferença de 1,4 segundos de Halminton. Na quinta volta somente Vettel e Massa rodam na casa de 1’19.000, mostrando bom rendimento de seus carros, que na volta seguinte atrapalha o piloto da Ferrari, na 1° chicane escapa com seu carro que sai de frente, Kobayashi aproveita e passa longe, com a errada Massa cai a 12° posição.

                13/70 – Massa muda sua estratégia, e para retornar algumas posições ele coloca pneus macios. Na vigésima volta de 70, Alonso volta do pit a pouquíssimos centímetros de Lewis Hamilton, ficando em 2° lugar, o misto o ajudou, porem a pouca tração da Ferrari deixa espaço para Hamilton o ultrapassar na reta principal. Grosjean que fazia boa corrida para na volta 22/70. Em 25/70, no primeiro setor a Hispania roda, trazendo Bandeira Amarela a esse setor. Ate a volta 41/70 a corrida se mostrou tranquila com poucas grandes brigas de posições, Raikonnen aproveita para parar e colocar pneus macios, fazendo sua primeira parada, Schumi, que aproveita para parar 3 voltas após tem um grave problema com o DRS de seu carro, a asa ficou aberta e o alemão teve de parar por um bom tempo nos boxes para tentar resolver o problema.

                50/70 -  Nessas alturas da corrida Felipe Massa já era o 6° colocado a 2.2 s de Grosjean da Lotus. Hamilton vira 1’17.135 três voltas após, já na 55/70 Rosberg corta um a das chicanes, passando a frente de massa, mas devolvendo a posição logo após estabilizar seu carro, e por sorte bloqueia os ataques de Sergio Perez ao brasileiro. Em 59/70 Hamilton vem pilotando muito forte, com os pneus bem aquecidos e com boa aderência, tirando volta de 1’17.020, assim a Mclaren fica a 1,5s de Vettel, e o alemão a 2.4 de Alonso. Com a diferença diminuindo, Hamilton ultrapassa a RBR duas voltas após, a RBR começa a apresentar os mesmo problemas de velocidade me reta como a Ferrari.

                66/70 – Felipe Massa em ótima recuperação vira 1’16.828, Grosjean consegue ultrapassagem em cima de Fernando Alonso, tomando-o a segunda posição, Alonso a essas alturas já não tem mais pneus. Três voltas após Perez e Vettel já tinha ultrapassado Alonso também. Finalizando a corrida Lewis Hamilton se sagra o sétimo piloto a vencer a sétima temporada desse ano, ficando líder do campeonato a dois pontos de Alonso. Em segundo lugar ficou Grosjean, mostrando que poderá correr por vitorias ainda esse ano, e em 3° Sergio Perez, que surpreende a todos, tendo com sua Sauber – Ferrari, rendimento melhor do que a própria Ferrari que fabrica seu motor.
Ass.: Renan Zambon Mendes


segunda-feira, 18 de junho de 2012

Milwaukee - Formula Indy 2012

 Mais uma oval brilha na Formula Indy. Corrida de 225 voltas no circuito de Milwaukee, sempre muito disputadissima, com poucas bandeiras amarelas, oportunizando uma corrida com belissimas brigas de posições durante a pouco mais de uma milha do circuito. Dario Franchitti larga na ponta seguido por Hunter-Reay, Barrichello, Castroneves, Visso e Kanaan, Franchitti abre boa vantagem nas primeiras voltas sutentandoa  ponto durante um terço da corrida mais o menos. 
O trabalho dos brasileiros foi muito bom. Helio Castroneves chegou a liderar varias voltas no circuito de pouco mais de uma milha, porem não parou apos a ultima BA (+ou- 126/225, Takuma Sato perdeu o traçado e provocou um acidente com 3 carros.), com desgaste de pneus e tendo de economizar combustivel terminou em sexto lugar. Rubinho que largou em 3°, chegou a ser 2° mas perdeu 6 posições quando vez a ultima parada , lamentando a má estrategia de boxes da equipe. Tonny Kanaan foi o maior beneficiado da corrida, largou na sextea posição, e chegou em 2° lugar atras de Hunter - Reay, que vez corrida solida, conquistando nas ultimas voltas a vitoria.


Fonte: Rede Bandeirantes de Televisão ( Corrida apresentada dia 17 de Junho, as 21h em rede aberta de televisão )