quarta-feira, 27 de junho de 2012

Gp de Montreal/ Canada - Formula 1 2012


GP de Montreal / Canada – Formula 1 – 10 de Junho de 2012

                Mais uma vez a F1 repousa sobre o asfalto das américas, e justamente em um dos circuitos mais badalados da competição. Montreal no Canada, circuito de chicanes difíceis, curvas desafiadoras e uma reta de 600 m que convida o piloto a pisar fundo.

O ano de 2012 esta sendo atípico para a competição, seis competições, 6 diferentes ganhadores. Para a Ferrari o circuito é ótimo, as Ferraris tendem a ter os freios sempre mais quentes que dos outros carros, o que é essencial para o Canada, porem uma boa economia de Pneus é crucial, ainda mais em um GP com bastante calor como Montreal, a temperatura da pista beirou 45 graus centigrados. Ponto de discussão foi os “buracos” no fundo da RBR, a critica disse que foram eles os responsáveis pelo bom desempenho em pista dos carros, pois Mark Webber indignado tapou os buracos de sua RBR, e juntamente Vettel, que provou que o carro é bom mesmo sem eles tirando a poli – position. Na grade de largada figurava o líder do campeonato Fernando Alonso em 3°. Alonso lidera o campeonato com 76 pnts.


1/70 – Vettel e Halminton largam bem sem perdas de posições, Massa e Rosberg brigam roda a roda, Rosberg defende as 2 primeiras chicanes, e por poucos metros Massa não o ultrapassa na reta, a asa ainda não seria usada nessa primeira volta. Já na volta 2/70, Felipe, na reta principal e sem abrir a asa ( DRS ) consegue ultrapassar Rosberg, que duas voltas depois receberia mais uma ultrapassagem no mesmo ponto, Vettel abre a diferença de 1,4 segundos de Halminton. Na quinta volta somente Vettel e Massa rodam na casa de 1’19.000, mostrando bom rendimento de seus carros, que na volta seguinte atrapalha o piloto da Ferrari, na 1° chicane escapa com seu carro que sai de frente, Kobayashi aproveita e passa longe, com a errada Massa cai a 12° posição.

                13/70 – Massa muda sua estratégia, e para retornar algumas posições ele coloca pneus macios. Na vigésima volta de 70, Alonso volta do pit a pouquíssimos centímetros de Lewis Hamilton, ficando em 2° lugar, o misto o ajudou, porem a pouca tração da Ferrari deixa espaço para Hamilton o ultrapassar na reta principal. Grosjean que fazia boa corrida para na volta 22/70. Em 25/70, no primeiro setor a Hispania roda, trazendo Bandeira Amarela a esse setor. Ate a volta 41/70 a corrida se mostrou tranquila com poucas grandes brigas de posições, Raikonnen aproveita para parar e colocar pneus macios, fazendo sua primeira parada, Schumi, que aproveita para parar 3 voltas após tem um grave problema com o DRS de seu carro, a asa ficou aberta e o alemão teve de parar por um bom tempo nos boxes para tentar resolver o problema.

                50/70 -  Nessas alturas da corrida Felipe Massa já era o 6° colocado a 2.2 s de Grosjean da Lotus. Hamilton vira 1’17.135 três voltas após, já na 55/70 Rosberg corta um a das chicanes, passando a frente de massa, mas devolvendo a posição logo após estabilizar seu carro, e por sorte bloqueia os ataques de Sergio Perez ao brasileiro. Em 59/70 Hamilton vem pilotando muito forte, com os pneus bem aquecidos e com boa aderência, tirando volta de 1’17.020, assim a Mclaren fica a 1,5s de Vettel, e o alemão a 2.4 de Alonso. Com a diferença diminuindo, Hamilton ultrapassa a RBR duas voltas após, a RBR começa a apresentar os mesmo problemas de velocidade me reta como a Ferrari.

                66/70 – Felipe Massa em ótima recuperação vira 1’16.828, Grosjean consegue ultrapassagem em cima de Fernando Alonso, tomando-o a segunda posição, Alonso a essas alturas já não tem mais pneus. Três voltas após Perez e Vettel já tinha ultrapassado Alonso também. Finalizando a corrida Lewis Hamilton se sagra o sétimo piloto a vencer a sétima temporada desse ano, ficando líder do campeonato a dois pontos de Alonso. Em segundo lugar ficou Grosjean, mostrando que poderá correr por vitorias ainda esse ano, e em 3° Sergio Perez, que surpreende a todos, tendo com sua Sauber – Ferrari, rendimento melhor do que a própria Ferrari que fabrica seu motor.
Ass.: Renan Zambon Mendes


Nenhum comentário: